Confirmado o primeiro caso de transmissão local do Coronavirus no Espírito Santo
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE -Covid-19), registrou o primeiro caso de transmissão local no Espírito Santo.
Trata-se de um morador de Linhares, ele é cunhado do homem que veio da Inglaterra , e que foi diagnosticado com a doença enquanto visitava parentes em Vila Velha. O paciente deixou o município e foi para São Paulo, apesar da determinação para que ficasse em isolamento. Ele foi localizado pela Polícia Federal e está isolado em num hotel na capital paulista. O paciente e o cunhado estiveram juntos a poucos dias.
Em nota, na tarde deste sábado (14), a Prefeitura Municipal de Linhares confirmou o primeiro caso de infecção humana pelo novo coronavirus no município. E informou também que o outro caso que estava sobre suspeita foi descartado.
O teste positivo para o novo coronavírus foi confirmado oficialmente por exames realizados pelo Laboratório Central do Estado do Espírito Santo (Lacen-ES), considerado referência pelo Ministério da Saúde.
Sintomas
A pessoa com a doença confirmada apresenta sintomas leves de infecções respiratórias – febre, tosse, coriza, dor de garganta e cansaço, passa bem e segue em isolamento domiciliar voluntário, sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde.
O que fazer para se proteger?
– Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhosnasal
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos).