Saúde

Confira dicas para controlar a ansiedade e o medo durante a quarentena

28 abr 2020 - 13:00

Redação Em Dia ES

Share
Manter uma rotina, aceitar emoções negativas e expressar o que sentimos é a chave para superar esses dias em casa
A quarentena implica, entre outras coisas, no fechamento de escolas, museus, teatros, lojas, restaurantes, etc. E, além de tudo isso, as pessoas só devem sair para fazer coisas essenciais, como ir ao trabalho, comprar alimentos, ir ao médico ou comprar remédios na farmácia. Por esse motivo, é muito provável que aqueles que sofrem diariamente de estresse e ansiedade, durante esses dias trancados em casa, vejam de alguma forma níveis aumentados de ansiedade e estresse.

Da mesma forma que, durante esse período as pessoas querem cuidar do corpo, também é necessário fazer um esforço para cuidar da saúde mental, pois essa saúde será afetada durante os diferentes estágios da quarentena. Conscientes disso, especialistas da equipe de profissionais do Portal As Tagarelas, lançaram uma iniciativa que disponibiliza a qualquer pessoa um guia útil para explicar e ajudar a gerenciar os diferentes sentimentos negativos que nos podem invadir durante a quarentena.

Veja algumas dicas para controlar o medo e a ansiedade:
Aceite a ansiedade
O primeiro passo é aceitar que, de fato, o que acontece é que passamos por um episódio de ansiedade, da mesma forma, devemos aceitar que os níveis de ansiedade variam durante os dias em que estamos em casa e isso é completamente normal. Aceitar que isso possa acontecer é o primeiro passo para superar ou lidar com a ansiedade.

Controlar as informações que consome
Dada essa situação de quarentena, não deixaremos de receber todo tipo de informação e a maior parte provavelmente será falsa. Por esse motivo, deve aprender a se informar e, acima de tudo, tente não ter pessoas alarmistas no seu círculo de amizade. Não acredite em nada que não seja confirmado pelas seguintes entidades: Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Centro Europeu de Controlo de Doenças ou Imprensas credíveis.

Manter uma rotina diária
Se não trabalha pelo computador,não deixe a rotina de lado. É normal que não esteja no auge como na sua vida diária, mas NÃO pare de ter uma rotina, que o ajudará a estar ocupado e a não pensar muito na situação. Evite passar o dia deitado no sofá, mantenha um horário regular de refeições e NÃO fale sobre coronavírus o tempo todo.

Não pare de ter contato
Só porque não pode ter contato físico, não significa que não possa virtualmente. Socialize com o seu círculo de amigos e familiares. Não se isole na sua própria bolha, converse com outras pessoas e tente fazer chamadas de vídeo, que o ajudarão a ficar mais próximo da família. Lembre-se de que não está sozinho, todos estão na mesma situação.

Mantenha-se ativo
A atividade física é muito importante e muito benéfica nestes casos. Além de nos ajudar a não nos sentirmos mal no final da quarentena, também nos ajudará a ‘limpar as nossas mentes’. Cuide-se durante a quarentena, coma saudável e pratique o exercício que puder em casa. Quando terminar, se sentirá melhor e a sua cabeça ficará distraída durante o tempo em que fizer.

Não se isole
Se estiver em quarentena com a sua família, amigos ou parceiro, NÃO se isole. Não feche e compartilhe os sentimentos com os outros, isso irá ajudá-lo a aceitá-lo e perceber que, certamente, pode trabalhar com o seu medo para que os níveis de ansiedade não sejam aumentados. Não reprima os seus sentimentos, externalizar o ajudará a superá-lo – se caso sentir a necessidade pode procurar profissionais da área da mente como psicólogos, terapeutas em consultas on-line.

Faça coisas que nunca fez
Aproveite esse tempo livre para fazer tudo o que não faz com a sua rotina. Faça aulas online, leia um bom livro, pinte, aprenda inglês, treine a sua mente fazendo sudoku ou outro jogo interativo. Devemos ter em mente, que cada pessoa reage ao isolamento social de uma forma diferente e que nem todos os conselhos irão amenizar o medo e a ansiedade.

Mas lembre-se, tudo isso vai passar. Tenha essa experiência como um momento de aprendizado. Somos sujeitos ativos que colaboram para impedir a disseminação do vírus ficando em casa.

Na rotina de beleza e saúde
Aproveite o tempo para rever conceitos e aprender novas técnicas de beleza, devemos cuidar de nós mesmos. A higienização das mãos é um dos cuidados vitais para evitar a propagação do vírus, mas, além disso, também pode adotar outras práticas, como é o caso da limpeza das unhas.

O álcool gel e o aumento das lavagens fazem com que as mãos fiquem secas, então sempre tenha um hidratante perto para evitar qualquer tipo de dano às mãos.

Para evitar essas dermatoses, alguns cuidados são necessários: é preciso usar a máscara do tamanho adequado para evitar fricção no rosto e excesso de pressão, lavar o rosto com o sabão adequado para o tipo de pele específico e aplicar hidratante todos os dias para não causar irritação na face – o uso de máscara é obrigatório para portadores do vírus e para não portadores.

A alimentação é um fator muito importante, um suporte para o corpo combater melhor a doença, minimizando os sintomas – a quarentena é uma boa oportunidade de mudar hábitos de vida, suplementar algumas vitaminas, utilizar fitoterápicos, os quais podem auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.
0
0
Atualizado: 28/04/2020 13:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.