Saúde

Campanha Novembro Roxo destaca ações e prevenção da prematuridade no Espírito Santo

15 nov 2024 - 14:30

Redação Em Dia ES

Share
No Espírito Santo, a Secretaria de Saúde (Sesa) organiza atividades em hospitais da rede estadual, sensibilizando a população sobre a importância da prevenção e assistência a casos de prematuridade
Data internacional marca discussões e ações para o cuidado de bebês prematuros e suas famílias. Foto: Getty Images

Neste mês de novembro, a campanha “Novembro Roxo” mobiliza a sociedade em torno da prematuridade, com foco no dia 17, o ‘Dia Mundial da Prematuridade’. A data visa a conscientização sobre o parto prematuro e a promoção de cuidados de qualidade para bebês e suas famílias. No Espírito Santo, a Secretaria de Saúde (Sesa) organiza atividades em hospitais da rede estadual, sensibilizando a população sobre a importância da prevenção e assistência a casos de prematuridade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um bebê é considerado prematuro quando nasce antes das 37 semanas de gestação, sendo o ideal que a gravidez dure entre 37 e 42 semanas. A prevenção começa no planejamento familiar e se estende ao pré-natal, que assegura um acompanhamento que visa a saúde materna e do bebê.

A médica Sandra Willeia Martins, pediatra neonatologista e referência da Sesa, destaca que o principal objetivo da campanha de 2024 é sensibilizar sobre a importância da prevenção e sobre o acesso a cuidados adequados. “É essencial que a sociedade compreenda a importância da prematuridade como uma questão de saúde pública no Brasil”, explica.

No Espírito Santo, as taxas de prematuridade apresentam números significativos. Em 2022, foram registrados 52.547 nascimentos, dos quais 10% foram prematuros. Em 2023, esse percentual aumentou para 10,7%, e, em 2024, dados preliminares mostram que 11% dos nascidos de janeiro a setembro foram prematuros, de um total de 37.879 nascimentos. Sobre a mortalidade, 259 óbitos de bebês prematuros foram registrados até novembro de 2024, segundo o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

Nos hospitais estaduais, como o Hospital Dr. Jayme Santos Neves e o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), uma série de atividades estão programadas. No Dr. Jayme Santos Neves, de 12 a 24 de novembro, ocorre a oficina de Aleitamento e Translactação, orientando mães sobre o aleitamento de prematuros.

Outras ações incluem o “Cine Com Elas” e uma palestra de sensibilização no dia 30, onde profissionais de saúde compartilham histórias de superação com as mães de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Miliane Rodrigues Ramos, mãe de um bebê internado há quatro meses no Dr. Jayme, relatou: “Meu filho nasceu com 900 gramas. É um verdadeiro milagre, e tenho muito a agradecer à equipe do hospital que sempre nos deu todo o suporte necessário”.

No Himaba, em Cariacica, o 1º Simpósio de Prematuridade, realizado no dia 7 de novembro, reuniu profissionais de saúde para discutir inovações na assistência a bebês prematuros. O hospital também promoveu um workshop de Shantala para as mães de prematuros, visando fortalecer o vínculo e o desenvolvimento dos bebês.

As ações do Novembro Roxo refletem um compromisso contínuo com a saúde e o bem-estar dos bebês e de suas famílias. Como explica a gerente materno infantil do Jayme, Líbia Pimentel, “O sonho de toda gestante é ter o filho e ir logo para casa. Mas, em casos de gravidez de risco ou nascimentos prematuros, essa realidade muda, e ter equipes capacitadas para orientar essas mães é fundamental”.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.