A doação de órgãos é uma atitude fundamental que salva vidas e transforma a realidade de milhares de pessoas que aguardam uma segunda chance. Reconhecendo a importância dessa causa, o Governo do Espírito Santo lançou a campanha Setembro Verde, criada pela Ampla, com o mote “Uma Atitude Muda Tudo”. A iniciativa visa sensibilizar a população capixaba sobre o impacto positivo da doação de órgãos e promover diálogos familiares essenciais para aumentar o número de doadores no Estado.
O Setembro Verde é uma campanha nacional de conscientização sobre a doação de órgãos, promovida em todo o Brasil. O mês é dedicado a informar a população sobre a importância do tema e estimular atitudes que possam salvar vidas.
Segundo dados do governo, o Espírito Santo, assim como o Brasil, ainda enfrenta desafios para alcançar um número ideal de doadores. De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, em 2023, cerca de 43% das famílias de potenciais doadores recusaram a doação, evidenciando a importância de conversas sobre o tema.
Com mais de 2 mil capixabas aguardando na fila de transplantes, a campanha destaca que cada doação pode salvar até oito vidas, fazendo enorme diferença para muitas famílias.
“A comunicação busca não apenas informar, mas inspirar a ação coletiva em prol da vida e da esperança. A iniciativa ocorre em setembro, marcado mundialmente como o mês de conscientização sobre a doação de órgãos. A comunicação usada reforça que o ato de doar vai além da generosidade individual, sendo um gesto de amor que transcende vidas, gerando impacto positivo em toda a sociedade”, conta Bruno Reis, head de Criação da Ampla.