Saúde

Baixa procura da vacina contra a paralisia infantil em Linhares desafia Saúde

25 ago 2022 - 19:30

Redação Em Dia ES

Share
Crianças acima de 1 ano e menores de 5 anos de idade devem ser vacinadas contra a doença; pouco mais de 2 mil crianças receberam a dose da vacina
Baixa procura da vacina contra a paralisia infantil em Linhares desafia Saúde. Imagem ilustrativa. Foto: Ernesto Salomão - Ministério da Saúde

A campanha de vacinação contra a poliomielite continua no município de Linhares, Norte do Espírito Santo e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um apelo para que os papais e mamães levem os seus filhos para receber a imunização. É necessário que sejam vacinadas as crianças que têm acima de 1 ano e menores de cinco anos de idade.

Desde o início da atual campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil, apenas 2.002 crianças foram levadas às unidades de saúde do município para receber a proteção. Este número representa 17% do público-alvo previsto para Linhares pelo Ministério da Saúde que é de 11.200 crianças.

A vacina está disponível em todas as salas de vacinação do Município, dos bairros e do interior, sempre das 7h30min às 16 horas. O total aplicado em crianças por faixa etária é o seguinte: crianças com 1 ano de idade, 535; 2 anos, 528; 3 anos, 533; e com 4 anos de idade, 406 crianças.

A baixa cobertura vacinal está fazendo com que seja reintroduzida uma doença que já havia sido erradicada, lembra o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles. Ele reforça o apelo para que as famílias levem suas crianças aos postos de vacinação. “Estamos em um cenário de risco para a reintrodução de doenças que haviam sido eliminadas ou erradicadas e que estão voltando em razão da baixa procura pela vacina”, avalia.

“Não vamos esperar que surja um caso de poliomielite em nossa cidade para correr às unidades de saúde em busca da vacina. Vamos prevenir. Levem os seus filhos às unidades que estão disponíveis todos os dias, o ano inteiro”. Concluiu o secretário.

São 31 salas de vacinação na sede e interior do município com atendimento de segunda a sexta, de 7 e 30 às 16 horas. As Unidades de Saúde de Planalto, Bebedouro e Interlagos (Caic), funcionam em horário estendido até às 20 horas, às segundas, terças e quartas. Aos sábados, a Unidade Sanitária de Linhares (USL), no Bairro Colina, fica aberta para vacinação de 8 da manhã ao meio. De acordo com a Secretaria de Saúde, não há necessidade de agendamento.

Doença
A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Por isso, todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

0
0
Atualizado: 27/08/2022 13:31

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.