Saúde

AVC, popularmente conhecido como derrame, é a segunda causa de mortalidade no mundo

28 out 2019 - 10:38

Redação Em Dia ES

Share
Para alertar sobre a importância da prevenção, tratamento e reabilitação, nesta terça-feira (29), é comemorado o Dia Mundial de Combate à AVC. Um dado reafirma a importância do socorro imediato para a redução nas chances de sequelas

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) popularmente conhecido como derrame, é uma segunda causa de mortalidade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem por ano no Brasil por causa de doença. No mundo, são 17 milhões de casos por ano, dos quais 6,5 milhões levam à morte e a números de incapacidade de modo permanente.

O Neurocirurgião Dr. Pedro Nunes explica que o melhor remédio ainda é a prevenção, porém, quando uma doença ocorre, é um diagnóstico rápido e um tratamento preciso. “Tempo é cérebro. O atendimento imediato é crucial para o sucesso do tratamento da AVC. Isso é o quanto mais rápido acontece o atendimento e o diagnóstico da doença, maiores são as chances de recuperação do paciente”, pondera ou especialista.

O médico explica que existem dois procedimentos possíveis para doença, medicamentos e cirurgia, mas o fator tempo é primordial em dois casos. “O medicamento pode ser feito em no máximo quatro horas e meia após os primeiros sintomas e a cirurgia entre seis e oito horas, alguns casos podem chegar às 16h. É pouco tempo”.

O Dr. Pedro Coordena uma das equipes de Neurocirurgia de Linhares e lembra que até pouco tempo, os pacientes eram todos encaminhados para hospitais da Grande Vitória e depois da chegada dessa equipe que não ocorre mais, a maior parte dos casos são tratados aqui.

Identifique os sinais da doença:

O médico explica uma maneira simples para que as pessoas consigam reconhecer os sinais da doença através de quatro medidas com a abreviação SAMU, e prestar socorro ou quanto antes ao paciente com AVC.

Sorria – Peça para uma pessoa dar um sorriso. Caso um dos lados da face, entorte ou paralise, é provável que seja um AVC.

Abrace – Veja se uma vítima consegue levantar os dois braços. Se um deles cair, trata-se de outro sintoma.

Música – Incentive uma pessoa a repetir uma frase de música. Não conseguir definir corretamente também é uma indicação do AVC.

Urgente – Caso tenha identificado alguns dos sintomas, ligue para o SAMU no 192 ou procure atendimento médico autorizado.

E lista alguns sinais e sintomas do AVC

Fraqueza de um lado do corpo; dificuldade para falar; perda de visão; perda de sensibilidade de um lado do corpo; alterações motoras; paralisia de um lado do corpo; distúrbios de linguagem; distúrbios sensitivos e alterações no nível de consciência.

Fatores de risco para AVC

Estilo de vida:  Evite o sedentarismo, a má alimentação, a obesidade, a obesidade, o uso de drogas e o excesso de bebidas alcoólicas.

Cuide da saúde como um todo: mantenha suas taxas de colesterol e diabetes sob controle, cuide da sua pressão arterial e visite-o regularmente ou cardiologista, doenças cardíacas que estão entre os fatores de risco para o AVC.
Neurocirurgião Dr. Pedro Nunes Boechat
0
0

Atualizado 28 out 2019 - 10:38

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.