Saúde

Aracruz inicia atendimentos médicos por teleconsultas

31 mar 2025 - 17:10

Redação Em Dia ES

Share
O município de Aracruz é o oitavo da região Metropolitana de Saúde a realizar o serviço de teleconsulta em seu território desde o lançamento pela Sesa
Para o Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a oferta vem representando um avanço à saúde pública capixaba. Foto: Ascom/Sesa

Desde a última sexta-feira (28), mais um município capixaba deu início aos atendimentos médicos por teleconsultas no Espírito Santo. O serviço, de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), visa garantir o acesso dos capixabas à Atenção Especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está presente agora em Aracruz, que realizou 48 atendimentos em gastroenterologia adulto no primeiro dia de atendimento. O começo das atividades contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, que acompanhou o início do novo serviço na cidade.

“O caminho da teleconsulta é um caminho importantíssimo para levarmos saúde de alta complexidade aos municípios do interior. Estamos hoje com o atendimento de um gastro que está lá no Ceará atendendo os capixabas. E isso é muito importante porque são especialidades difíceis de serem encontradas, mas quando temos a tecnologia ao nosso favor, a gente consegue trazer gente do Brasil inteiro e até do mundo que podem atender aos capixabas com qualidade”, destacou o secretário.

Para Hoffmann, a oferta vem representando um avanço à saúde pública capixaba, com salas de teleconsultas já presentes em 65 dos 78 municípios capixabas.

“É um sistema que permite que o profissional faça atendimento de qualidade. E o nosso modelo é sofisticado e que traz conforto ao paciente, pois ele é acompanhado de um profissional de saúde durante a teleconsulta podendo orientar jonto à conversa com o médico, e torna a consulta ainda melhor”, disse.

A visita do secretário Tyago Hoffmann foi acompanhado do prefeito de Aracruz, Luiz Coutinho; da secretaria Municipal de Saúde, Rosiane Scarpatti; do superintendente da Regional de Saúde Metropolitana, Alexsandro Vimercati; e demais autoridades.

O município de Aracruz é o oitavo da região Metropolitana de Saúde a realizar o serviço de teleconsulta em seu território desde o lançamento pela Sesa nos municípios que compõem a regional, em fevereiro deste ano. A região Metropolitana de Saúde é composta por 23 municípios e as teleconsultas já acontecem em Marechal Floriano, Domingos Martins, Vila Velha, Viana, Guarapari, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá e, agora, em Aracruz.

Segundo o superintendente da Regional de Saúde Metropolitana, Alexsandro Vimercati, mais municípios deverão iniciar o serviço nos próximos dias.

“Os municípios estão em processo de adequação das salas de teleconsulta e na capacitação dos profissionais que acompanharão os pacientes durante as consultas. A expectativa é que, até final de abril, todos os municípios que compõem a nossa região já tenham iniciado a oferta desse serviço, que vem fortalecer a saúde cada vez mais próxima da população”, disse Vimercati.

Primeiras percepções sobre o serviço de teleconsultas em Aracruz
Entre os pacientes atendidos no primeiro dia teve o montador de painel, Leonardo Costa Pereira. Acompanhado da esposa Daiana Vieira Silva, o paciente elogiou a iniciativa do serviço.

“A consulta foi rápida e consegui tirar todas as dúvidas que eu tinha. Ele me passou uns exames e vou dar continuidade”, disse. Já a esposa completou sobre a facilidade de estar próximo de casa. “Achei ótimo a consulta ser aqui, porque geralmente teria que acontecer em Vitória e teríamos que sair muito cedo de casa. Foi muito cômodo e eficaz”, destacou.

Outra paciente foi a faxineira Luciana Firmino. Ela contou que aguardava a consulta há 4 meses e ficou contente com o atendimento. “Achei o atendimento muito bom, foi a minha primeira consulta com um gastro. E o fato de ser próximo de casa é maravilhoso”, revelou. A paciente disse ainda que vai seguir à risca tudo o que o profissional passou.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.