Saúde

Agosto Dourado: hospitais estaduais reforçam ações sobre aleitamento materno ao longo do mês

02 ago 2024 - 14:14

Redação Em Dia ES

Share
Hospitais estaduais e Secretaria da Saúde promovem ações durante o “Agosto Dourado” para incentivar a amamentação e a doação de leite materno
Semana Mundial de Aleitamento Materno tem início com programação especial no Espírito Santo. Foto: Oksana Shufrych / EyeEm / Getty Images

Nesta quinta-feira (1º), teve início a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que marca o mês de agosto, conhecido como “Agosto Dourado”, dedicado à promoção do aleitamento materno. Os hospitais estaduais Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, e o Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, oferecerão programação especial ao longo de todo o mês, com ações para incentivar a amamentação e destacar a importância da doação de leite materno.

No Himaba, de 1º a 7 de agosto, os profissionais realizarão ações diárias com os pacientes, enfatizando os benefícios da amamentação tanto para os recém-nascidos quanto para as mães. Na próxima terça-feira (06), haverá uma roda de conversa com doadoras e receptoras do Banco de Leite, além da “Oficina Prática Agosto Dourado: empreendedorismo feminino”, com a produção de travesseiros terapêuticos. Outras atividades incluem o Projeto Cozinha Experimental no dia 14 e o “mamaço” em 30 de agosto, reunindo mamães para um aleitamento materno coletivo.

Segundo Angélica Mota Alves de Carvalho, médica e referência técnica do Banco de Leite do Himaba, o estoque de leite humano do hospital está baixo e necessita de novas doações. “Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Himaba realizará diversas ações de conscientização sobre a importância da amamentação e da doação de leite humano. É essencial que as pessoas entendam como esse gesto faz a diferença para milhares de famílias, principalmente para os bebês internados na unidade neonatal”, destacou Angélica.

O Hospital Dr. Jayme, referência em gestação de alto risco materno e fetal, celebrará a Semana Mundial a partir da próxima segunda-feira (05), com a entrega de laços dourados. Entre os dias 06 e 07 de agosto, ocorrerá um momento de educação em saúde sobre amamentação, e no dia 08 haverá a palestra “Amamentação para todos: impactos físicos e emocionais”, na Maternidade, a partir das 15h30. A programação se encerra em 09 de agosto com o “Mamaço”, evento de aleitamento coletivo na praça central da unidade.

Silvia Louzada, coordenadora médica da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Dr. Jayme, comentou sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento dos recém-nascidos de alto risco. “A programação deste ano está repleta de atividades para engajar e educar as mamães internadas e suas famílias. O ponto alto será o ‘Mamaço’ na sexta-feira, dia 9 de agosto, reunindo aproximadamente 20 mamães para amamentar seus bebês, destacando a importância do aleitamento materno”, explicou Silvia.

Sesa promove capacitações durante o “Agosto Dourado”
A Secretaria da Saúde (Sesa), através da Gerência de Política e Organização de Redes de Atenção em Saúde (Geporas), realizará capacitações e encontros durante o mês. Na próxima quinta-feira (08), ocorre a abertura da Semana Estadual de Aleitamento Materno, de forma on-line, voltada aos profissionais de saúde. Temáticas sobre a política do aleitamento materno e o cenário estadual serão abordadas.

Em 14 de agosto, a Sesa promove o webnário “Importância da amamentação para o desenvolvimento da saúde bucal”. Nos dias 28 e 29 de agosto, será realizado o “Curso de Manejo em Aleitamento Materno para a Atenção Primária à Saúde e Maternidades”, com local a confirmar.

Amamentar e compartilhar a importância da doação
A médica veterinária Luciana Simonetti, referência em Zoonoses da Secretaria da Saúde, compartilha sua experiência com a amamentação e a doação de leite materno. “Poder amamentar o meu filho é uma experiência única. Além disso, poder compartilhar e ajudar o próximo com a doação é um ato de amor. A sensação é semelhante à de doar sangue, sabendo que uma gota do seu leite pode salvar vidas”, comentou Luciana, que doa leite desde que saiu da maternidade com seu filho Davi, há seis meses.

Banco de LeiteO “Agosto Dourado” também destaca a importância dos bancos de leite humano. O Espírito Santo conta com seis unidades, cujas informações estão disponíveis em https://saude.es.gov.br/banco-de-leite-humano.

Agosto Dourado
Instituída pela Lei Federal nº 13.345, de 12 de abril de 2017, a campanha do “Agosto Dourado” usa a cor dourada para representar o padrão ouro de qualidade do leite humano. A primeira semana de agosto é intensamente dedicada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Em 2024, a Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno (WABA) escolheu o tema “Amamentação: apoie em todas as situações”, para informar sobre as desigualdades no apoio à amamentação.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.