Saúde

42% das internações por covid no ES são de pessoas não vacinadas

06 out 2021 - 08:30

Redação Em Dia ES

Share
De acordo com o Secretário da Saúde Nésio Fernandes, o estado mantém alta de internações registradas em agosto
Das internações em leitos de UTI e enfermarias da covid-19 na rede hospitalar do Espírito Santo, 42% dos pacientes são pessoas que não receberam nenhuma dose da vacina contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito no início da tarde desta terça-feira (5) pelo secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes.

De acordo com ele, a análise foi feita com base em 826 solicitações de vagas registradas pela regulação de internações na última quinzena de setembro. Destas, cerca de 347 eram pessoas não vacinadas.

“Esse percentual pressiona a rede hospitalar em quase metade das solicitações de leitos no Estado. Se não tivéssemos o avanço da vacinação, sem dúvidas, estaríamos vivendo uma quarta grande onda de casos, internações e óbitos. No entanto, não é aceitável em um contexto onde já temos vacinas disponíveis que a população não tenha uma adesão plena a esse instrumento de combate à pandemia que é extremamente seguro e eficaz”, disse Fernandes.

Ainda segundo o secretário, a Sesa registrou nessa segunda-feira (4) a média de 263 pacientes em leitos de UTI. Se comparado a períodos anteriores, o dado representa uma alta nas internações em decorrência da doença. Diante dos números, Nésio voltou a defender a vacinação, principalmente daqueles que se negam a receber o imunizante.

“Estamos falando de pessoas de 50 e 60 anos. Adultos esclarecidos e responsáveis pela sua condição e saúde. Não há razões científicas, morais ou de qualquer tipo para que aqueles que não tenham contraindicações médicas, e esses são casos raríssimos, não sejam vacinados. A vacinação seguirá sendo a principal aposta do governo do Espírito Santo no enfrentamento da pandemia”, frisou.

Não bastasse a preocupação em lidar com esse grupo, o secretário da Saúde destacou também que o Espírito Santo já acumula cerca de 25 mil idosos que estão com a dose de reforço em atraso. Por esse motivo, pediu a cooperação de todos.

Alterações na Matriz de Risco
Após manifestar sua preocupação em torno dos dados apresentados, Nésio Fernandes disse que a Matriz de Risco que classifica a situação dos municípios capixabas poderá ser alterada em breve.

“Teremos uma reunião amanhã (6) da Sala de Situação Extraordinária e o governador poderá fazer anúncios importantes sobre a reorientação da estratégia e metodologia de classificação da Matriz. E a cobertura vacinal possivelmente será um fator determinante para que o município seja reconhecido como baixo risco”.
0
0
Atualizado: 06/10/2021 08:30

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.