A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Espírito Santo, prevista para a próxima sexta-feira (2), não vai ocorrer. A agenda, que tinha como objetivo a entrega de 917 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida em Linhares, no Norte do Estado, foi descartada pelo Palácio do Planalto. A informação foi confirmada nesta terça-feira (29) pela assessoria da Presidência da República, que declarou que “a agenda não está prevista”.
A possibilidade da vinda de Lula havia sido levantada em um ofício da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República enviado a parlamentares do PT capixaba. No comunicado, o órgão informava que a visita presidencial ainda estava em fase de elaboração e que o horário do evento seria definido posteriormente. “Lula vai entregar 917 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, Residencial Mata do Cacau. A confirmação da agenda, bem como a programação, estão em fase de elaboração”, dizia o documento.
Militantes do Partido dos Trabalhadores, incluindo a deputada federal e presidente estadual da legenda, Jack Rocha (PT), chegaram a divulgar amplamente a possível visita. O momento seria considerado estratégico, uma vez que as eleições internas do PT no Espírito Santo estão se aproximando.
Apesar da articulação política e da mobilização de militantes para o evento, fontes ouvidas pela reportagem afirmam que a vinda de Lula era considerada uma possibilidade remota desde o início. Com a confirmação do cancelamento, a expectativa é que um representante do governo federal participe da solenidade de entrega das unidades habitacionais.
Os imóveis do Residencial Mata do Cacau já foram vistoriados pelas equipes da Caixa Econômica Federal e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, segundo informou a prefeitura de Linhares. A entrega das chaves às 917 famílias beneficiadas segue, até o momento, marcada para a sexta-feira (2).
Essa é a segunda vez em 2025 que uma possível visita de Lula ao Espírito Santo é frustrada. Em fevereiro, durante discurso no Rio Grande do Sul, o presidente anunciou que viria ao Estado após o Carnaval. A viagem, no entanto, não se concretizou por falta de espaço na agenda presidencial.
Desde que tomou posse em janeiro de 2023, Lula esteve no Espírito Santo apenas uma vez. A única visita ocorreu em dezembro do ano passado, quando o presidente participou da inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, na Grande Vitória.