política

Última semana para italianos que moram no Estado participar de eleição na Itália

18 fev 2013 - 13:32

Redação Em Dia ES

Share

Os votos dos italianos no exterior poderão ser decisivos para definir a permanência do governo de Mario Monti ou a entrada da centro-esquerda com Pierluigi Bersani. Somente a área de circunscrição do Consulado Geral sediado no Rio de Janeiro — que abrange, além do estado fluminense, o estado do Espírito Santo — deve receber os votos de mais de 34 mil pessoas.

O italiano que mora no Estado deve votar através do correio. Eles recebem em casa uma cédula por via postal até o dia 6 de fevereiro um envelope contendo a certidão eleitoral; a ficha eleitoral (um envelope em branco no qual deverão ser colocadas as fichas contendo os votos) e um envelope já selado contendo o endereço da Representação Consular, para onde o material deve ser encaminhado.

O eleitor que mora no exterior acaba votando poucos dias antes de quem mora na própria Itália. Isso porque as fichas eleitorais com os votos devem ser entregues ao respectivo Consulado até às 16 horas do dia 21 de fevereiro de 2013, enquanto no país europeu as pessoas comparecem às urnas nos dias 24 (das 8h às 22h) e 25 de fevereiro (das 7h às 15h). A data é antecipada no exterior para que as cédulas cheguem a tempo ao país para a contagem de todos os votos.

Além da ficha e do envelope selado, o eleitor que mora no Brasil também recebe em casa instruções contidas numa folha de informações e as listas dos candidatos da própria jurisdição. Na Itália, pode votar para o Senado somente quem já completou 25 anos. Por isso, quem está acima dessa faixa etária recebe duas vias da ficha eleitoral.

Quem não tiver recebido o citado envelope até a data de 10 de fevereiro, deve se dirigir ao próprio Consulado para verificar sua situação eleitoral e, eventualmente, solicitar uma duplicata. O voto também é pessoal e secreto, porém não é obrigatório por lei.

Os eleitores italianos residentes no exterior elegem 12 deputados e seis senadores. No caso do Brasil, serão escolhidos os políticos representantes da América do Sul, sendo quatro deputados e dois senadores. A circunscrição estrangeira é divida em quatro repartições geográficas: Europa, América do Sul, América do Norte e Central, África, Ásia, Oceania e Antártida.

Em caso de dúvidas, os eleitores devem entrar em contato com o departamento eleitoral do Consulado Geral da Itália no Rio através dos telefones (21) 3534-1315 ou do email: [email protected]

Fonte: Folha Vitória.

0
0
Atualizado: 18/02/2013 13:32

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.