O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta quinta-feira (2), por meio de suas redes sociais, que o deputado Tyago Hoffmann é o novo Secretário de Estado da Saúde. Ele substituirá Miguel Duarte Neto, que agora passará a compor a gestão da Fundação Estadual de Inovação em Saúde, iNOVA Capixaba.
Casagrande destacou a confiança na escolha de Hoffmann para a pasta. “Tyago é um gestor com histórico de resultados e dedicação. Tenho plena confiança de que ele fará um excelente trabalho à frente da Secretaria de Saúde, garantindo que os serviços sejam ampliados e modernizados”, afirmou o governador.
Hoffmann reforçou o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. “Assumo a Secretaria de Saúde com a responsabilidade de contribuir para que os capixabas tenham acesso a um sistema público eficiente, humano e inovador. Vamos trabalhar para avançar ainda mais na saúde do Espírito Santo”, declarou.
O agora ex-deputado também usou suas redes sociais para agradecer ao governador e ao ex-secretário Miguel Duarte Neto. “Quero expressar minha profunda gratidão ao secretário Miguel, que liderou a pasta com dedicação e competência ao longo dos dois primeiros anos deste mandato. Seu trabalho deixa um legado importante para continuarmos avançando”, escreveu.
Perfil do novo secretário
Economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Tyago Hoffmann, de 43 anos, tem uma longa trajetória na administração pública. Ele foi eleito deputado estadual em 2022, com 32.123 votos, e assumiu o mandato em 2023. Antes disso, ocupou diversos cargos no governo estadual, como subsecretário para Assuntos Administrativos e Financeiros na Saúde (2012), Secretário de Governo (2012-2013), da Casa Civil (2013-2014) e de Inovação e Desenvolvimento Econômico (2021-2022).
Mudança na Assembleia
Com a ida de Hoffmann para a Secretaria de Saúde, a vaga na Assembleia Legislativa será ocupada pelo suplente Toninho da Emater, ex-prefeito de Pinheiros, no Norte do Estado, que recebeu 6.238 votos nas eleições de 2022.