Em mais uma medida contra a disseminação de informações falsas, as chamadas fake news, contra as etapas das eleições, está disponível o “Tira Dúvidas TSE”, Tribunal Superior Eleitoral. A ferramenta fica no aplicativo de mensagens, WhatsApp, por onde é comum o compartilhamento de mensagens e notícias falsas.
Em parceria do TSE com agências de checagens, a funcionalidade vai ajudar os cidadãos a checarem, na hora, se aquela informação é mesmo real ou não se passa de mais uma invenção. Para isso, é preciso buscar por termos na conta oficial do TSE no WhatsApp. Caso a palavra ou expressão ainda não tenha sido checada por outros eleitores, a informação é encaminhada para o grupo de checadores de fatos.
Com mais de 530 mil inscritos para receber informações confiáveis, a conta verificada do TSE no WhatsApp permite mais interação com o Tribunal e vem tirando dúvidas dos eleitores sobre as eleições.
Segundo Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, o assistente virtual do TSE no aplicativo democratiza o acesso a informações confiáveis para as Eleições 2022.
“O lançamento do chatbot oficial do TSE no WhatsApp, um canal de comunicação simples e seguro, aproxima as pessoas da autoridade eleitoral brasileira. É mais uma contribuição para que as eleitoras e os eleitores tenham acesso fácil à informação de qualidade e, assim, reforçar o combate à desinformação. Esse lançamento reforça o compromisso do WhatsApp com a democracia e com a integridade dos processos eleitorais no país”, aponta o executivo.
Como fazer
Para conversar com o assistente virtual, acesse a câmera do seu celular e aponte para o código QR na imagem acima, ou adicione o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp. Isso também pode ser feito por meio do link: wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem para o assistente virtual e começar o diálogo.
Conheça o bot do TSE no WhatsApp e compartilhe a novidade com seus familiares e amigos. Após salvar o número na sua agenda, é só selecionar o nome da pessoa para quem deseja enviar o telefone do assistente digital do TSE.
Essa ferramenta para combater a desinformação faz parte de uma parceria do TSE com o WhatsApp, firmada em 2020 e renovada nestas eleições gerais.