política

TSE cassa mandatos de dois vereadores da Câmara de Vila Velha

21 fev 2024 - 14:45

Redação Em Dia ES

Share
Devacir Rabello (PL) e Joel Rangel (PTB) foram condenados por prática de fraude na cota de gênero (candidaturas femininas) por parte das duas legendas
Eles foram condenados por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020. Foto: Guilherme Ferrari

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos dos vereadores Devacir Rabello (PL) e Joel Rangel (PTB) da Câmara Municipal de Vila Velha. Filiados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Democrata Cristão (PSDC), atual Democracia Cristã (DC), respectivamente, eles foram condenados por prática de fraude na cota de gênero (candidaturas femininas) por parte das duas legendas.

A decisão, que reformou acórdãos do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), teve como base o voto do relator do processo, o ministro Floriano de Azevedo Marques, acompanhado à unanimidade pelos demais ministros do Tribunal.

Além da cassação dos mandatos, a sentença também estabelece a ilegibilidade das candidatas envolvidas: Sonia Mara Silva da Silva Pereira, Serenila Boschetti e Deni Maura Almeida Pina, que disputaram pelo PTB, e de Elaine Mendonça da Silva Laures, pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), atual Democracia Cristã (DC).⠀

0
0
Atualizado: 26/02/2024 22:15

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.