O assunto em pauta na política de Linhares nos últimos dias é a “revoada” de secretários da PML com direção ao Partido Verde (PV), montando assim uma base de apoio desta agremiação ao prefeito Nozinho Correa.
Segundo comentários na cidade, tudo foi organizado pelo chefe de gabinete Wélio Pompermayer, que articulou as filiações e deixou transparecer que o PV deverá lançar candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano.
Os “experts” na política linharense comentam que toda a jogada é com o intuito de fortalecer a administração, mas que esta “mexida” no jogo político pode prejudicar a reeleição do deputado Luiz Durão, considerado um aliado importante do governo, já que ajudou a eleger Nozinho e quando foi prefeito no segundo mandato, tinha-o como vice em sua chapa.
Entretanto, outras ideias dessa possível conspiração, vista também atingir o ex-prefeito Guerino Zanon e até mesmo a vice-prefeita Eliana Dadalto, já que ambos são pretensos candidatos a deputado estadual.
Entre os secretários municipais que se filiaram ao PV estão o de Meio Ambiente, Walter Maia, o de Agricultura, José Roberto e o de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro. Washington Monteiro já confidenciou a alguns amigos que tudo é questão de oportunidade e que seu nome está a disposição se houver possibilidade de ser candidato a deputado estadual.
Essa mexida no tabuleiro político ainda não está clara no sentido de beneficiar a uma pessoa. Pode ser que seja uma jogada errada, ou não. Só o tempo dirá. Enquanto isso o “zum zum” é grande, as especulações continuam, e os aprendizes de “feiticeiros” com uma dosagem mínima da sabedoria de Maquiavel continuam fazendo suas previsões.
*Texto opinativo publicado no Jornal Diário de Notícias na edição de terça-feira, 10 de setembro de 2013.