Para evitar a instalação da CPI, o presidente Jair Bolsonaro chegou a trocar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pelo atual Marcelo Queiroga
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou nesta quinta-feira (8) que o Senado Federal instale uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia de covid.
Senadores protocolaram o pedido de criação da CPI com o objetivo de apurar as ações e eventuais omissões do governo Jair Bolsonaro na crise sanitária. A comissão não tinha sido instalada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, até nesta quinta-feira (8).
Os senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, então, entraram com o pedido no Supremo. Ao todo, 31 parlamentares assinaram o pedido de criação da CPI protocolado em fevereiro – quatro a mais que os 27 exigidos pelo regimento, conforme o G1.
No requerimento da CPI, os senadores afirmam que o objetivo de “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados” nos primeiros meses de 2021.
Para evitar a instalação da CPI, o presidente Jair Bolsonaro chegou a trocar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pelo atual Marcelo Queiroga.