política

Serra se destaca como referência em sustentabilidade no Brasil

28 mar 2025 - 13:20

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Prefeito Weverson Meireles assina carta de compromisso em evento que discute estratégias climáticas para os municípios brasileiros
Serra se destaca como referência em sustentabilidade no Brasil. Foto: Reprodução

O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), assinou nesta quinta-feira (28) a carta de compromisso no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, realizado em Brasilia. O evento, promovido pelo Ministério das Cidades em parceria com as pastas do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Ciência, Tecnologia e Inovação, teve como objetivo fortalecer as políticas ambientais nos municípios e impulsionar a agenda climática rumo à COP30, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro em Belém.

A Serra foi uma das cinco cidades selecionadas para participar do evento e se destacou como a única que já implementa medidas estruturadas para enfrentar as mudanças climáticas. Entre as ações adotadas pela administração municipal estão a redução de riscos em áreas vulneráveis, expansão de áreas verdes, mobilidade inteligente por meio do Circuito PPP, planejamento urbano sustentável e acesso a investimentos nacionais e internacionais.

Em suas redes sociais, o prefeito destacou a importância da participação do município no encontro. “A Serra está no centro da transformação climática do Brasil! Assinamos hoje a carta de compromisso no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes. Enquanto o mundo debate o futuro, nós estamos colocando soluções em prática”, publicou Meireles.

O evento também discutiu o Programa Cidades Verdes Resilientes, criado pelo Decreto nº 12.041, de 2024, que busca integrar os três ministérios na promoção da qualidade ambiental e da resiliência climática nos municípios. A assessora especial do Ministro das Cidades e membro do Comitê Gestor do Programa, Alice Carvalho, ressaltou a relevância da iniciativa. “Mostramos um panorama das iniciativas que já estão em curso no Ministério das Cidades no âmbito do Cidades Verdes Resilientes, algumas ações que já estão em implementação, outras lançadas a partir do programa”, afirmou.

Durante o encontro, foram apresentados programas do Governo Federal que apoiam os municípios no enfrentamento dos desafios climáticos, como o Plano Clima – Cidades, o Novo PAC, o Periferia Viva e o Pró-Cidades. Segundo Alice Carvalho, já foram destinados R$ 60 bilhões para projetos voltados ao desenvolvimento urbano sustentável.

Outro tema abordado no evento foi a Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição (CHAMP), plataforma de cooperação global para a sustentabilidade. O chefe da Assessoria Internacional do Ministério das Cidades, embaixador Antônio da Costa e Silva, destacou a importância da adesão brasileira. “A presença do Ministério das Cidades na plataforma CHAMP é a nossa genética, o comprometimento com o federalismo climático no nível nacional, agindo em contato com as prefeituras, governos, gestores e a sociedade civil”, afirmou.

O embaixador também ressaltou a necessidade do engajamento dos municípios. “O processo precisa ocorrer em benefício dos nossos cidadãos. Eles vivem nas cidades e é essencial moradia adequada. Nosso desafio é corrigir a desigualdade e vulnerabilidade gerada nas cidades e, com o crescimento da população urbana, não reproduzir isso, para que tenhamos um desenvolvimento urbano, com resiliência e redução da vulnerabilidade”, completou.

0
0
Atualizado: 28/03/2025 13:28

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.