O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos), apresentou nesta quinta-feira (10) um balanço das ações realizadas nos primeiros 100 dias de sua gestão. O relatório, que reúne 39 ações entregues e outras 29 em andamento, inclui iniciativas nas áreas de educação, saúde, segurança, infraestrutura urbana e desenvolvimento econômico. Os dados apontam a retomada de serviços, a implantação de novos programas e avanços em projetos de longo prazo, com foco na melhoria da qualidade de vida e na modernização da cidade.
“Ao olhar para o que fizemos nestes primeiros 100 dias, asseguro: temos objetivos claros e uma estratégia definida, que nos aproximam de um futuro promissor”, declarou Scaramussa. Segundo ele, o momento é de balanço e planejamento para os próximos passos da gestão.
Entre as ações destacadas na área da educação, o município informou a criação de 600 novas vagas para 2025, a implementação da primeira escola de tempo integral na zona rural, em Chapadão das Palminhas, e o início da operação de uma usina fotovoltaica na rede escolar. Também foi iniciado o projeto Colônia de Férias nas escolas, além do desenvolvimento de projetos para a construção de 12 novas unidades escolares.
Na saúde, foram retomadas as cirurgias eletivas no Hospital Geral de Linhares e implantado o serviço de teleconsultas em especialidades diversas, em parceria com o Governo do Estado. Houve ainda a ampliação do horário de funcionamento da Unidade de Saúde do bairro Canivete e a realização de exames oftalmológicos, colonoscopias e endoscopias na Rede Cuidar do bairro Três Barras.
A segurança pública também recebeu investimentos. O número de câmeras de videomonitoramento foi ampliado, passando de 20 para 60 dispositivos com visão 360º. O cerco eletrônico da cidade aumentou de 18 para 50 unidades. Linhares também registrou 65 prisões nos três primeiros meses do ano — superando o total de prisões realizadas durante todo o ano de 2024.
Em relação à infraestrutura urbana, a gestão informou a retomada das obras de pavimentação no distrito de São Rafael, melhorias nas avenidas Quintino Bocaiúva e Princesa Isabel e projetos de mobilidade, como a construção de uma ponte entre os bairros Interlagos e Aviso. Também foram formalizados projetos para obras de infraestrutura no balneário de Pontal do Ipiranga, incluindo as avenidas das Estrelas e João Carreta.
No setor de desenvolvimento econômico, o município realizou 29 reuniões com representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada, envolvendo 312 empresários e profissionais. Foi anunciada a criação de um curso técnico gratuito em fruticultura, em parceria com o Senar e a Faceli, reconhecido pelo MEC. Outro destaque foi o mapeamento de atrativos turísticos como parte do projeto Mapa do Turismo de Linhares.
Na área de meio ambiente, a prefeitura lançou o Programa Municipal de Nascentes e Olhos d’Água e instalou coletores de lixo no balneário de Pontal do Ipiranga, com participação da comunidade local. Também foram instaladas 30 novas bombas de esgoto para evitar a contaminação de mananciais no município.
A agricultura foi outro setor contemplado com ações nos primeiros meses da gestão. A prefeitura entregou 20 mil mudas de cacau para renovação de lavouras e promoveu encontros com 365 produtores em 11 comunidades do interior. Mais de 600 quilômetros de estradas rurais foram patrolados, e teve início o mapeamento das rotas para a Operação Colheita.
Na área de assistência social, destacam-se o retorno do programa Praia Acessível e a realização de um feirão de empregos voltado para a indústria moveleira. Mais de 250 pessoas foram acolhidas por programas sociais do município, e 111 retornaram às suas cidades de origem. Também foram oferecidos cursos de qualificação em comunidades carentes.
A Fundação Faceli implantou uma ouvidoria institucional, criou setores de projetos e convênios e estuda a criação de novos cursos técnicos e de graduação, como o de Logística. A biblioteca da instituição também foi aberta ao público.
No setor de finanças e planejamento, foi anunciada a modernização do sistema tributário e a ampliação do horário de atendimento da prefeitura, que passou a funcionar a partir das 7h. A revisão do Plano Diretor Municipal e a regularização fundiária em loteamentos como Dona Zizi, JJ e Campo Verde também estão em andamento.