política

Reprovação do governo de Bolsonaro supera aprovação e vai a 48,5%

01 fev 2021 - 07:30

Redação Em Dia ES

Share
A pesquisa, feita por telefone, foi realizada com 2.022 entrevistados de 26 Estados e do Distrito Federal, dos dias 22 a 26 de janeiro de 2021
O percentual de brasileiros que reprovam a administração do presidente da República, Jair Bolsonaro, é de 48,5%. Já os que aprovam o governo são 47,2%. Os dados são de pesquisa divulgada neste domingo (31.jan.2021) pelo Paraná Pesquisas.

A pesquisa, feita por telefone, foi realizada com 2.022 entrevistados de 26 Estados e do Distrito Federal, dos dias 22 a 26 de janeiro de 2021. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

O Paraná Pesquisas pediu aos entrevistados que classificassem o governo como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. As avaliações “ótimo” e “bom” recuaram de 15,3% e 21,8% para 13,3% e 20,0%, na comparação entre o levantamento de dezembro e o de janeiro.

Pesquisas comparadas
A pesquisa corrobora o crescimento à rejeição do atual governo observado pelo PoderData,  divisão de estudos estatísticos do Poder360 feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Depois de melhorar um pouco no final de 2020, e terminar o ano em alta, a aprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro começa 2021 com uma queda. Subiu de 46% para 52% a taxa dos que desaprovam a administração federal, segundo pesquisa PoderData realizada de 4 a 6 de janeiro.

A desaprovação, de 52%, é a mais alta na série do PoderData, iniciada em junho. A taxa supera inclusive o mau momento enfrentado por Bolsonaro em novembro de 2020, quando o presidente recebeu muitas críticas de candidatos a prefeito de partidos de oposição.

Pesquisas não podem ser comparadas quando o enunciado é diferente. Também faz diferença a posição das perguntas no questionário. A data em que os dados foram coletados e a abordagem usada (pessoal em residências, nas ruas, por telefone com operadores de telemarketing ou por meio automatizado). Ainda assim o conjunto de resultados de vários estudos aponta tendências e permite avaliar como a conjuntura está mudando.

Foi o que se passou com os dados da pesquisa Paraná Pesquisas (22-26.jan.2021) que apontou aumento na rejeição de Jair Bolsonaro, corroborando os últimos estudos do PoderData (no fim de dezembro e 2 em janeiro).

Carreatas pedem impeachment de Bolsonaro e continuidade de auxílio
Neste domingo, 31, diversas capitais registraram carreatas pedindo o impeachment do presidente Bolsonaro e a continuidade do auxílio emergencial, além de protestar contra as falhas do governo federal no enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Pela segunda semana seguida, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, São Luís e João Pessoa fizeram o protesto com o foco em “Fora, Bolsonaro”.

No fim de semana anterior, movimentos ligados à direita, como MBL (Movimento Brasil Livre) e Vem Pra Rua, e à esquerda fizeram carreatas e usaram as redes sociais para pedir a saída de Bolsonaro.
0
0
Atualizado: 01/02/2021 07:30

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.