política

Renato Casagrande toma posse como representante do Sudeste no Conselho da Federação

25 out 2023 - 10:33

Redação Em Dia ES

Share
A primeira reunião do conselho acontece nesta quarta-feira (25)
O conselho foi construído para ser um órgão de integração e de promoção da cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal. Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, toma posse nesta quarta-feira (25) como membro representante da região Sudeste na primeira reunião do Conselho da Federação. O conselho vai tratar, entre outros assuntos, da compensação do governo federal a estados e municípios que tiveram perda de arrecadação do ICMS.

Nas redes sociais, Casagrande citou a importância do conselho.

A reunião ocorrerá logo depois da posse dos 18 integrantes, que não serão remunerados por participar do colegiado. Construído para ser um órgão de integração e de promoção da cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, o principal objetivo do grupo é promover a articulação dos entes federativos e definir suas prioridades nas pautas comuns.

Com a missão de se reunir duas ou mais vezes no ano, o conselho será integrado por representantes do Executivo federal e de associações e consórcios locais, por indicação de cada entidade. As decisões do colegiado serão definidas pelo consenso dos integrantes, e as determinações serão publicadas na forma de resoluções.

Na esfera federal compõe o Conselho da Federação: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alkimin, os ministros Alexandre Padilha, Rui Costa, Fernando Haddad e Simone Tebet.

Esferas estaduais e distritais
Entre as lideranças nos estados e distrito federal a composição será a seguinte: representante do Fórum dos Governadores, representante do Consórcio Amazônia Legal, representante do Consórcio Nordeste, representante do Consórcio Brasil Central e dois representantes do Consórcio Sul e Sudeste, sendo um de cada região.

Esfera municipal
Dois representantes da Associação Brasileira de Municípios (ABM), dois representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e dois representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Reuniões e atribuições
Lula, que vai presidir o conselho, poderá convidar outras autoridades para participar das reuniões. O decreto que criou o colegiado estabelece que governadores, parlamentares, ministros, integrantes do Judiciário e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), podem ser chamados.

O presidente também tem a possibilidade de convidar especialistas e representantes de entidades da sociedade civil, tanto públicas quanto privadas.

Entre as atribuições do conselho, está a criação de câmaras técnicas para “realizar diagnósticos, formular, aperfeiçoar e debater propostas de reformas institucionais e de políticas nacionais setoriais, com vistas a subsidiar as decisões do conselho”.

2
0
Atualizado: 10/12/2023 22:59

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.