política

“Relação entre Brasil e China nunca foi tão necessária”, diz Lula

13 maio 2025 - 10:50

Redação Em Dia ES

Com CNN Brasil

Share
Presidente brasileiro defendeu o multilateralismo contra políticas protecionistas e o fim da guerra comercial
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de boas-vindas, no Grande Palácio do Povo. Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (13) que a relação entre Brasil e China “nunca foi tão necessária” quanto nesse momento.

“A relação entre o Brasil e a China nunca foi tão necessária. A comunidade de um futuro compartilhado por um mundo mais justo e um planeta sustentável, que estabelecemos em novembro do ano passado, é uma alternativa às rivalidades ideológicas”, declarou o presidente.

O chefe do Executivo brasileiro está em Pequim, para onde levou uma comitiva e assinou cerca de 30 atos bilaterais com o país asiático.

Lula defendeu o fim da guerra comercial e voltou a pedir por uma resolução nos conflitos em Gaza e na Ucrânia.

“Há anos a ordem internacional demanda reformas profundas. Nos últimos meses o mundo se tornou mais imprevisível, instável e fragmentado. China e Brasil estão determinados a unir suas ordens contra o unilateralismo e o protecionismo. A defesa intransigente do multilateralismo é uma tarefa urgente e necessária”, disse.

“Não é exagero dizer que apesar dos mais de 15 mil quilômetros que nos separam, nunca estivemos tão próximos”, acrescentou.

0
0
Atualizado: 13/05/2025 11:33

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.