O e-Título, a versão digital do título eleitoral, foi instalado nos celulares de 545.075 eleitores do Espírito Santo. O dado foi informado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) nesta quarta-feira (28). Quem ainda não baixou o aplicativo, atenção: a emissão não será autorizada no dia da votação, o próximo domingo, 2 de outubro.
O aplicativo substitui o documento em papel e permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais. Por meio do app, também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral.
“Achei muito mais fácil votar assim. Baixei no meu celular e de todos da família, inclusive da minha irmã, que está com 17 anos e vai votar pela primeira vez”, afirmou a advogada Maria Eduarda Athaíde. Ela e sua família fazem parte de um universo de mais de 29,6 milhões de eleitores que usarão a versão digital do título.
O primeiro passo é baixar o aplicativo do e-Título da loja de aplicativos do seu telefone. O próprio aplicativo vai dando os próximos passos: nome completo do eleitor, data de nascimento, CPF, nome da mãe, nome do pai. O aplicativo faz algumas perguntas de segurança antes de liberar o e-Título. Você tem que criar uma senha, e finalmente o e-Título pode ser usado, no telefone, no dia da votação.
Pessoas que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e têm a fotografia exibida no app poderão utilizar o e-Título como forma de identificação nas Eleições Gerais de 2022. O uso da via digital do título de eleitor como documento de identificação na data do pleito está previsto no artigo 111 da Resolução TSE nº 23.669, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para o pleito de 2022.
Segundo a Justiça Eleitoral, quem não baixar o aplicativo até dia 1º, no primeiro turno não poderá votar usando a ferramenta. Contudo, a emissão do e-Título volta a ser liberada dia 3 de outubro. Para um eventual segundo turno, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.