Agora, sim, é oficial: PT e PSB deram as mãos pela reeleição do governador Renato Casagrande. As discussões que vinham sendo realizadas nas últimas semanas foram confirmadas nacionalmente. Em nota, divulgada na manhã desta sexta-feira (15), ficou confirmado o recuo do PT com a retirada da pré-candidatura ao governo do senador Fabiano Contarato.
O parlamentar foi procurado, mas sua assessoria informou que só a executiva estadual está comentando a decisão. As últimas pesquisas apontam que o petista, como pré-candidato, tem mais de 7,4% das intenções de votos. Ainda não se sabe se ele estará na campanha na tentativa de transferir esses possíveis votos a Casagrande.
Na nota as presidentes do PT no Espírito Santo e nacionalmente, Jackeline Rocha e Gleise Hoffmann, respectivamente, destacam que “Contarato trouxe esperança para o cenário político capixaba, que também passa por mudanças”, e que “É necessário estabelecer um marco de esperança que o Brasil e o Espírito Santo querem, necessitam e sonham”.
Em relação ao governador Casagrande, a nota destaca que o partido está com ele, assim como o socialista afirmou estar com o presidenciável, Lula da Silva. “Casagrande está com Lula e o PT estará com o PSB e Casagrande para construir sua reeleição no Espírito Santo. Uma união que simboliza nossa coragem e a busca da construção de uma unidade política diante dos grandes desafios impostos pelo desgoverno atual”.
Leia a nota na íntegra:
“PT e PSB selam aliança pelo Espírito Santo e pelo Brasil
O Brasil vive hoje um momento assustador, com um discurso de ódio que se alastra e que incapacita as pessoas na busca de soluções. Surgem notícias revoltantes, uma após a outra, e enquanto muitos de nós nos indignamos, outros consideram fato corriqueiro tudo o que enfrentamos: intolerância, violência, inflação, racismo, misoginia, desemprego, escândalos.
São tempos duros, caminhos difíceis. E o compromisso do PT Espírito Santo é, junto com uma frente progressista, democrática, ampla, lutar para banir o retrocesso, olhar para frente de novo, ter esperança outra vez, crescer com a participação das pessoas. Hoje, essa esperança está representada pela chapa Lula/Alckmin.
Seja no governo do Espírito Santo, durante os governos Lula e Dilma, nas cidades que administramos, ou com nossa presença no parlamento e nos movimentos sociais deixamos um legado de conquistas importantes: como a manutenção da estabilidade econômica, a retomada do crescimento do país, o combate à violência, a transparência, a redução da pobreza e da desigualdade social e o combate à fome.
O PT tem o diálogo como parte de sua identidade. Sabemos ouvir as ruas, escutar aqueles que não têm voz e é isso o que nos traz até aqui e que nos guia adiante.
Contarato no trouxe esperança para o cenário político capixaba, que também passa por mudanças. E por refletir este momento, assim como fizemos em 2014 e 2018, apresentamos legitimamente um projeto, com envolvimento, coragem e compromissos com as causas sociais e com a defesa de quem mais precisa. É necessário estabelecer um marco de esperança que o Brasil e o Espírito Santo querem, necessitam e sonham.
Um olhar para o futuro.
Mas, neste momento, somos chamados a construir e reconstruir caminhos. Não podemos titubear diante de ameaças antidemocráticas.
Casagrande é um democrata e tem uma conexão histórica com o PT. Seu apoio ao presidente Lula mostra que cada vez mais pessoas estão escolhendo o amor em vez do ódio. Sim, existem diferenças em nossas visões, mas nada tão importante quanto trazer de volta a alegria das pessoas, manter o Espírito Santo em um caminho progressista e evitar a reeleição de Bolsonaro
Casagrande está com Lula e o PT estará com o PSB e Casagrande para construir sua reeleição no Espírito Santo. Uma união que simboliza nossa coragem e a busca da construção de uma unidade política diante dos grandes desafios impostos pelos desgoverno atual.
Por isso é fundamental que o gesto que hoje concretizamos represente algo maior que uma aliança eleitoral.Estamos restabelecendo um elo forte, lúcido e coeso na defesa da democracia, dos direitos, da dignidade das pessoas,de um olhar voltado para quem mais precisa.
É essencial estarmos juntos, sem vaidades, sem alimentar pequenas disputas, em prol de um objetivo maior: evitar que o Brasil caminhe cegamente para o obscurantismo e o retrocesso.
E é assim que a gente vai em frente, abraçados com a esperança e com quem quer um Brasil feliz outra vez.
Importante lembrar que o senador Fabiano Contarato segue ao lado de Lula, percorrendo o Brasil e todo nosso estado combatendo o bom combate com generosidade e diálogo.
Agora é construir um caminho de união no Espírito Santo e no Brasil.É mostrar que a paz, o diálogo e o respeito seguem sendo mais importantes do que qualquer projeto movido pelo rancor e a antipolítica!
Nós, do PT, seguimos comprometidos com o povo e, após as eleições, iremos apoiar, criticar, colaborar questionar e agir com os mesmos princípios e valores que trazemos desde o início da nossa caminhada. Essa é a beleza da democracia. Essa é a força da união. Esse é o caminho que queremos construir com todos os capixabas.
O Espírito Santo tem, como sempre, um papel fundamental nessa mudança.
Vamos juntos pelos Espírito Santo.
Vamos juntos pelo Brasil.
Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT
Jackeline Rocha
Presidenta do PT Espírito Santo”
Emedebistas também apoiam a reeleição de Casagrande
O MDB sinalizou da mesma maneira. A presidenciável do partido, senadora Simone Tebet, participou de evento, na manhã desta sexta-feira (15) em Vitória e falou do assunto.
Em mesa composta pela senadora e pré-candidata à reeleição – com Casagrande – Rose de Freitas e outros emedebistas, bem como os presidentes do PSDB e do Cidadania no estado, respectivamente Vandinho Leite e Gandini, Simone Tebet afirmou que segue o entendimento de Rose de Freitas, de que “o melhor caminho e o projeto para o Espírito Santo passa pela reeleição do governador Casagrande”.
“A senadora Rose é a nossa líder dentro do Espírito Santo. Ela entende que o melhor caminho e o projeto para o Espírito Santo passa pela reeleição do governador Casagrande, então esse também é o nosso sentimento e é assim que nós vamos seguir na nossa trajetória”, disse a presidenciável.
“Aqui quem manda é a presidente do Diretório Regional do Espírito Santo, a senadora Rose de Freitas. Ela está com o governador Renato Casagrande, e o MDB nacional também estará com ele. A gente segue a orientação regional, porque o partido é essa força não porque ele é nacional, mas porque ele realmente é regionalista e municipal”, acrescentou.
O evento foi para Simone Tebet, mas representou mais força à senadora capixaba. Na ocasião, Vandinho e Gandini, cujos partidos estão federados, declaram apoio à reeleição de Rose. Desta forma, o que se comenta, que o anúncio de que ela será a candidata na chapa de Casagrande, é uma questão de tempo.
Ao confirmar que concorrerá a mais um mandato de governador, Renato Casagrande disse que em breve anunciará como será sua chapa. Sem falar o nome da senadora, descreveu que, para ser o seu candidato no Senado Federal, a pessoa tem que ser “gente que luta pelo Espírito Santo, trabalha pelo Espírito Santo e tenha boa posição na política nacional”. O mercado entendeu isso como, indiretamente, a confirmação por Rose de Freitas.