Em convenção na noite desta segunda-feira (5), o PT confirmou o nome do ex-prefeito José Carlos Elias para disputar a Prefeitura de Linhares nas Eleições 2024.Embora sua filiação ao partido tenha sido barrada por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a legenda recorreu à Justiça em Brasília para tentar liberar a candidatura. Em meio a incertezas, durante o encontro foi anunciado o médico-cirurgião Teobaldo Heleodoro (PCdoB) como vice na chapa majoritária.
Na decisão do TRE-ES, o desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, ressaltou que o ex-prefeito não teria direito à filiação porque havia irregularidades em seu título de eleitor, que deveriam ter sido sanadas no cartório eleitoral. Agora, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisar a situação. Contudo, se não for julgada na Corte a tempo para as eleições deste ano, fica valendo a decisão do TRE. O PT até pode registrar a candidatura de José Carlos Elias, mas pode ocorrer a impugnação.
A presidente do diretório municipal do PT, Maria Tereza da Silva Brandão, está confiante que o quadro vai ser revertido e que Zé Carlos Elias poderá concorrer. “Estamos muito empenhados em ter essa candidatura porque é o que o povo está pedindo, por tudo o que foi feito na administração dele, e com o apoio do governo Lula. Queremos repetir”, afirmou, acrescentando que, além dos partidos que integram a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), a candidatura tem o apoio do Agir.