O empresário e ex-policial militar Valfrido Chieppe Dias, preso na terceira fase da Operação “Lesa Pátria”, deflagrada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta sexta-feira (27), por envolvimento nos atos golpistas do último dia 08 de janeiro.
Valfrido Chieppe Dias é morador de Vila Velha e está no Centro de Detenção Provisória de Viana II, segundo informações confirmadas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
A operação visa identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília. Ao todo, a PF cumpriu quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão em municípios do Espírito Santo.
No vídeo que ele fez, Valfrido diz: “Levei bala de borracha, no meio da cara, mas o Congresso está sendo destruído. Estão quebrando tudo”.
A ação acontece em cinco estados e também no DF
Em todo o Brasil, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
A Polícia Federal pede para que tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos em Brasília, encaminhe para o e-mail [email protected].