política

Presidente do STF lança projetos no sistema prisional do ES na próxima semana

16 maio 2025 - 14:30

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Iniciativas visam produção de alimentos e educação não formal para pessoas privadas de liberdade. Ações fazem parte do esforço para enfrentar problemas estruturais reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal
Presidente do STF lança projetos no sistema prisional do ES na próxima semana. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, participa nesta segunda-feira (19/5) do lançamento de dois projetos do plano Pena Justa no Complexo Prisional de Viana, Espírito Santo. As ações focam na produção de alimentos dentro das unidades prisionais e na oferta de conteúdo educativo e informativo para pessoas privadas de liberdade. O governador do estado, Renato Casagrande, também estará presente no evento.

O projeto Pena Justa – Informa será iniciado em formato piloto na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA), com a transmissão de uma grade padronizada de conteúdos informativos e educativos para os detentos. Atualmente, algumas unidades já exibem material audiovisual, porém sem curadoria voltada à promoção da cidadania e à reintegração social. A iniciativa prevê a disponibilização de 30 horas semanais de programação em 36 celas, beneficiando diretamente 72 pessoas privadas de liberdade.

Para isso, o CNJ firmou acordo de cooperação técnica com a Fundação Roberto Marinho, que fornecerá gratuitamente conteúdos educativos, culturais, informativos e institucionais. O projeto conta ainda com parceria do Canal Curta! e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Segundo o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do CNJ, Luís Lanfredi, “o objetivo é fomentarmos a educação não-formal, que entendemos ter uma boa entrada para apoiarmos novas trajetórias, contribuindo com o enfraquecimento da influência do crime organizado e com o enfrentamento da situação inconstitucional nas prisões brasileiras reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal”.

Em outra frente, o projeto Pena Justa – Segurança Alimentar será implantado na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo, também no Complexo de Viana. A iniciativa estrutura unidades produtivas agrícolas e agroindustriais dentro do estabelecimento prisional, alinhadas à vocação econômica local. A área destinada ao projeto piloto inclui quatro hectares para plantio de hortaliças e oito tanques para criação de peixes.

A proposta visa garantir melhoria na qualidade da alimentação oferecida a internos e profissionais, além de promover capacitação profissional, com emissão de certificado e remuneração, vinculada a políticas de reinserção social. A primeira turma do projeto, composta por 27 detentos, conclui formações em piscicultura e agroindústria no domingo (18/5). A iniciativa alcança diretamente cerca de 700 pessoas, entre internos e funcionários.

O secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, André Garcia, destacou que “trabalhar projetos no sistema prisional é fundamental para fortalecer políticas de segurança pública, pois quando há presença do Estado em ações com foco em cidadania, o dia a dia da unidade prisional se torna muito mais seguro”.

Ambos os projetos integram as ações estruturantes do plano Pena Justa, que busca enfrentar o estado de coisas inconstitucional reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal na Arguição de Descumprimento de Preceito Federal 347. Após a implementação no Espírito Santo, está prevista a expansão das iniciativas para outras unidades da federação, como Rio Grande do Norte, Rondônia e Amapá.

0
0
Atualizado: 16/05/2025 14:45

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.