Nesta segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Linhares recebeu a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições municipais de 2024. O evento, considerado o último ato oficial antes da posse, chancela a legitimidade dos resultados eleitorais, conferindo aos eleitos a aptidão para assumir seus cargos em 1º de janeiro de 2025. A entrega dos diplomas, assinados pelos juízes eleitorais, simboliza o encerramento do ciclo eleitoral.
A cerimônia de diplomação em Linhares ocorreu em meio a investigações sobre uma suposta fraude à cota de gênero pelo Partido Progressista (PP). Apesar da continuidade do processo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) manteve a diplomática do vereador eleito Kauan do Salão e de seus suplentes. A juíza relatora do caso no TRE destacou que, enquanto não há uma decisão definitiva sobre o caso, o status dos eleitos permanece inalterado. Caso irregularidades sejam comprovadas, os envolvidos poderão enfrentar a cassação dos mandatos e a declaração de inelegibilidade.
Durante a solenidade, o prefeito eleito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos), discursou ressaltando a importância da democracia e da resiliência no processo eleitoral. “Estou prestigiando esse momento que concretiza o maior ato de democracia do nosso país. Ver essa Casa lotada é algo inédito na história da cidade”, afirmou. Scaramussa também destacou a importância das mulheres na construção da campanha e de seu plano de governo. “Em todas as caminhadas, as mulheres traziam as demandas reais da cidade. Decidimos que sempre haveria uma mulher para representar cada bairro na construção das nossas propostas”, completou.
Scaramussa relembrou sua trajetória política e os desafios enfrentados. “Eu disputei cinco processos eleitorais, em 2014, 2018, 2020, e não fui vencedor naquele momento. Mas entendi exatamente qual era o propósito de Deus e de cada um de vocês para mim. O processo eleitoral é uma validação que não chega no tempo da gente, mas exige resiliência e sacrifício”, disse.
“Eu anotava ideias e reflexões no celular às duas ou quatro horas da manhã, sem sono, durante o dia ou ao ouvir as experiências das pessoas. Foi assim que construímos um plano que realmente reflete os anseios de Linhares”. Scaramussa destacou a colaboração da população nas suas visitas aos bairros. “Em uma das caminhadas, decidimos que os moradores assinariam uma bandeira com suas demandas. Mas percebi que eram as mulheres que sempre traziam as questões mais urgentes, como exames preventivos e especialidades médicas. A partir disso, decidimos que as mulheres sempre seriam as assinantes dessas bandeiras”, afirmou.
Lucas também relembrou sua trajetória política e os desafios enfrentados até sua eleição. Ele enfatizou a importância de liderar com humildade e aprendizado. “Não é o cargo que lidera. É o comportamento, a postura e a capacidade de entender as demandas da população”, disse. O prefeito eleito ainda fez questão de homenagear sua família, especialmente seu pai, que o apoiou em momentos difíceis de sua carreira.
A diplomação dos eleitos nos demais municípios do Espírito Santo segue até a próxima quinta-feira, (19), com eventos organizados pelas respectivas zonas eleitorais. Em Linhares, a cerimônia foi conduzida pela juíza da 27ª Zona Eleitoral e pelo Ministério Público Eleitoral.