Linhares representa 90% da produção de cacau no estado
Boas notícias para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau em Linhares: o prefeito Guerino Zanon, e o secretário de Agricultura, Franco Fiorot, lançaram ontem (27) a III edição do Concurso de Qualidade de Cacau Capixaba, o edital de seleção para distribuição subsidiada de 30 mil mudas de cacau aos produtores rurais, além de estabelecerem parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para assistência técnica e gerencial dos cacauicultores que receberão as mudas.
O secretário de Agricultura disse que a prioridade é a distribuição de mudas para as lavouras em sistemas agroflorestais, conhecidos como áreas de cabruca, composta por agricultores familiares. Ressaltou ainda que desde 2017, com a introdução do plano Agro Linhares, o município vem trabalhando firme com três diretrizes: Recursos Naturais, Produtividade/ Qualidade e Agregação de Valor.
“Desde o início estamos incentivando os produtores, desenvolvendo diversas ações, trabalhando sempre junto às instituições ligadas ao setor cacaueiro para que no tempo certo pudéssemos avançar com responsabilidade. Quando pensamos na renovação da lavoura do cacau, na retomada de uma cultura histórica para Linhares, pensamos em movimentar aqueles cacauicultores que mais precisam de apoio para fomentar a produção do fruto”, informou Fiorot, destacando que as inscrições para o processo de seleção para distribuição de mudas, produzidas pela Ceplac, que serão repassadas aos produtores com preços subsidiados, com valor bem abaixo do preço de mercado, começam nesta segunda-feira (3/06) e o valor será revertido para o Fundo de Apoio à Cacauicultura do Município de Linhares, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e gerido por instituições do setor.
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que o cacau de Linhares representa 90% da produção no Espírito Santo e as ações anunciadas têm como meta retomar a produção local afetada por doenças e estiagem prolongada. “Essas mudas vêm como um reforço à sustentabilidade e competitividade do setor, dando condições aos produtores plantarem uma amêndoa de qualidade, retomando a produção local, que com o apoio do Senar vão ter disponível assistência técnica e gerencial para tocar a lavoura. E também a III edição do Concurso de Qualidade de Cacau Capixaba que vem para estimular uma produção de qualidade, impulsionar a produção e abrir novas oportunidades de negócios”, frisou, ressaltando que as inscrições para o concurso têm início nesta terça-feira (28).
Na ocasião, foi formalizada a cessão temporária de um micro trator com roçadeira para utilização na Estação Experimental da Ceplac em Linhares, contribuindo nos trabalhos de produção de mudas e outros serviços. O encontro contou com a presença do gerente de Agricultura da Garoto, Pedro Malta, empresa parceira do concurso, do assessor técnico do Senar, Vinícius Maline Tavares, do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Bonono, dos vereadores Gelson Suave, Jean Menezes e Joel Celestrini, além de representantes de instituições do cacau e agrícola.