O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), foi novamente internado na manhã desta quinta-feira (23), três dias após receber alta hospitalar. A internação, segundo informações do Hospital Meridional Cariacica, foi motivada por uma infecção urinária. Euclério havia passado por um transplante de rim no último dia 10.
Em entrevista por telefone ao Folha Vitória, Euclério explicou que a internação já estava prevista pelos médicos e garantiu estar em boas condições. “Já era previsto, internei só para tratar essa infecção. Não deve demorar muito. Estou bem, estou ótimo, tanto é que estou atendendo até o telefone”, afirmou.
De acordo com o hospital, o prefeito está sendo monitorado e os médicos confirmam que seu quadro é estável. Euclério permaneceu internado por dez dias após o transplante, recebendo alta na última segunda-feira (20).
Cirurgia e licença do cargo
O procedimento de transplante de rim foi realizado por uma equipe médica composta por 10 profissionais. Segundo o hospital, a cirurgia foi bem-sucedida. O órgão transplantado foi doado pelo irmão mais novo de Euclério, um advogado de 30 anos.
O prefeito estava em licença médica desde o procedimento e retornaria às atividades nesta quinta-feira (23). No entanto, com a internação, há a possibilidade de prorrogação da licença, como já havia sido antecipado por Euclério antes da cirurgia.
Histórico médico
Euclério Sampaio, de 60 anos, enfrenta problemas renais há anos. Ele começou a realizar diálise há dois meses, após o agravamento do quadro durante a campanha eleitoral de 2024, quando enfrentou pneumonia e anemia. O prefeito revelou que o transplante foi a solução indicada pelos médicos diante da evolução da doença.
“Sou muito ruim com datas, não me lembro há quanto tempo comecei o tratamento. Brinco que fazia um tratamento conservador, só podia comer clara de ovos, mas depois que tive pneumonia e anemia a situação ficou mais grave e o jeito é o transplante mesmo. Os médicos disseram que eu não posso mais adiar”, explicou o prefeito.
Esta é a segunda grande cirurgia na vida de Euclério. Aos 24 anos, ele passou por um transplante de medula após ser diagnosticado com leucemia.