política

PL já calcula recorrer a cortes internacionais em caso de condenação de Bolsonaro

25 nov 2024 - 07:28

Redação Em Dia ES

Com CNN Brasil

Share
Parlamentares do partido consideram que eventual apoio de Trump pode fortalecer um recurso
Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal em três inquéritos. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O PL avalia recorrer a cortes internacionais caso o ex-presidente seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A discussão tem sido capitaneada por deputados e senadores do partido.

A expectativa é de que o Poder Judiciário julgue uma eventual denúncia contra Bolsonaro no segundo semestre de 2025. Caso o ex-presidente seja condenado, caberá recurso ao próprio Supremo Tribunal Federal.

Pelo histórico da Suprema Corte, no entanto, dificilmente um recurso altera uma decisão em plenário. Por isso, o próximo passo seria recorrer a organismos internacionais.

A expectativa de parlamentares bolsonaristas é de que um eventual apoio do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ajudar.

Entre as possibilidades, estão a Corte Interamericana de Direitos Humanos, em San José, na Costa Rica, e o Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda.

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal em três inquéritos: vacina, joias e plano golpista. A Procuradoria-Geral da República (PGR), no entanto, deve decidir por uma denúncia apenas no ano que vem.

Desde a formalização do indiciamento, na última quinta-feira (21), a ordem no partido tem sido aguardar o acesso completo do relatório final para se manifestar.

O ex-presidente tem concentrado a reação às críticas em mensagens na sua rede social. Durante o fim de semana, chegou a chamar de “historinha” a apuração da PF sobre um suposto plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

0
0
Atualizado: 25/11/2024 07:56

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.