política

O que é a Cúpula da Amazônia, o que será discutido e quem virá

04 ago 2023 - 08:30

Redação Em Dia ES - Com CNN Brasil

Share
Presidente Lula aguarda 15 chefes de Estado para evento em Belém, no Pará
Um dos mais importantes encontros de chefes de Estado dos chamados países amazônicos, a Cúpula da Amazônia. Foto: Agência Brasil/Arquivo

Representantes de 15 países vão se reunir, na semana que vem, para debater desmatamento ilegal, combate ao crime organizado e financiamento externo para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Um dos mais importantes encontros de chefes de Estado dos chamados países amazônicos, a Cúpula da Amazônia ocorrerá entre os dias 8 e 9 de agosto, em Belém, no Pará.

A preparação do encontro ficou a cargo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), uma organização intergovernamental formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

À exceção do presidente do Equador, Guillermo Lasso, e do de Suriname, Chan Santokhi, todos os demais já confirmaram presença.

Esses países, com a assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica, em 1978, formam o único bloco socioambiental da América Latina.

Além deles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve receber também autoridades da Europa (França, Alemanha e Noruega — principais doadoras do Fundo Amazônia).

Além de chefes de Estado da África (República Democrática do Congo e República do Congo), da Ásia (Indonésia) e do Caribe (São Vicente e Granadinas).

O presidente da COP28, Sultan Ahmed al-Jaber, que será realizada em dezembro nos Emirados Árabes, também participa.

No dia 9, haverá um encontro expandido com países convidados e organismos internacionais (como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e o Banco dos Brics).

Uma minuta da Declaração de Belém — como será chamado o comunicado final da cúpula — já teria sido submetida a diversos ministérios para que possam apontar sensibilidades e sugerir aperfeiçoamentos.

Entre os anúncios previstos estão:

  • a criação de um centro de cooperação policial em Manaus
  • e a formatação de um sistema integrado de tráfego aéreo.
0
0
Atualizado: 11/09/2023 08:15

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.