política

“Não vejo problemas”, diz Gilmar sobre projeto que impacta condenações do 8/1

23 dez 2025 - 10:46

Redação Em Dia ES - com CNN Brasil

Share
Ministro defendeu que mudanças em cálculos de pena fazem parte do cotidiano do Legislativo e que aplicação de novas regras serão vistas caso a caso
Não há previsão de efeitos automáticos para beneficiar Bolsonaro. Foto: Luiz Silveira/STF

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), minimizou nesta segunda-feira (22) o impacto do projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos na trama golpista e nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro, incluindo a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para ele, mudanças desse tipo fazem parte da rotina do Legislativo e não representam, por si só, um desrespeito ao Judiciário. Segundo o ministro, o STF já firmou entendimento de que é inadmissível qualquer tipo de anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, mas que a revisão de critérios de dosimetria é uma prática comum no Congresso.

“A dosimetria é algo que o Congresso sempre faz e atinge a todos os processos, seja em andamento, seja em trânsito em julgado. Isso faz parte do cotidiano. Aqui o que se fez foi um pacote, mas nada que recomende maiores cuidados”, afirmou o ministro decano da Corte.

Gilmar disse entender ainda que, pela redação do projeto, não há previsão de efeitos automáticos para beneficiar Bolsonaro.

Segundo ele, caberá ao juiz de cada execução penal analisar individualmente se o condenado reúne condições para eventual progressão de regime. No caso de Bolsonaro, essa atribuição seria do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos no STF.

“Do que eu li do texto, vai depender do relator. O projeto outorga ao relator o critério. Portanto, é o relatório que fará, se for o caso, os ajustes. Não vejo muitos problemas”, disse.

0
0
Atualizado: 23/12/2025 11:09

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.