política

Muribeca x Weverson: Alianças começam a se formar no segundo turno das eleições na Serra

10 out 2024 - 10:00

Redação Em Dia ES

Share
Entre os candidatos derrotados no primeiro turno, só o Novo, de Wyson Zon, declarou apoio no segundo turno. Audifax deve se manifestar nesta quinta (10)
Alianças começam a se formar no segundo turno das eleições na Serra. Foto: Reprodução

As articulações para o segundo turno das eleições municipais na Serra começaram a tomar forma. Com a disputa entre Weverson Meireles (PDT) e Pablo Muribeca (Republicanos) marcada para o dia 27 de outubro, o foco dos candidatos agora é a conquista de apoio dos candidatos derrotados no primeiro turno e seus respectivos partidos. Até o momento, as definições estão divididas, e alguns anúncios oficiais ainda são aguardados.

No primeiro turno, a Serra contava com sete candidatos: Pablo Muribeca (Republicanos), Weverson Meireles (PDT), Audifax Barcelos (PP), Igor Elson (PL), Professor Roberto Carlos (PT), Wylson Zon (Novo) e Antonio Bungenstab (PRTB). Destes, quatro foram derrotados, mas seu posicionamento no segundo turno pode influenciar o rumo da eleição.

O candidato Igor Elson (PL), que concorreu pelo Partido Liberal, já deixou claro que não apoiará nenhum dos dois candidatos que avançaram para o segundo turno. “Nós representamos a verdadeira direita, a direita que é contra as drogas, contra o aborto e que está com Bolsonaro. A cidade da Serra está livre para votar e definir seu candidato. O PL estadual não apoiará nenhum dos dois candidatos”, declarou Elson.

Entre os candidatos derrotados, o primeiro a declarar apoio foi Wylson Zon (Novo). O partido oficializou nesta terça-feira (08) uma aliança com o Republicanos, partido de Pablo Muribeca. O anúncio foi feito em um evento conjunto entre o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, e o presidente estadual do Partido Novo, Iuri Aguiar, no comitê de campanha de Muribeca. Antonio Bungestab disse que o PRTB ainda está “conversando e aguardando”, e ainda não se posicionou. Ele disse que até sexta deve sair uma decisão.

Já o Partido dos Trabalhadores (PT), que teve Professor Roberto Carlos como candidato, está inclinado a apoiar Weverson Meireles (PDT). Segundo Roberto Carlos, o apoio está praticamente decidido. “A Serra terá segundo turno entre Weverson e Pablo Muribeca. Vou defender o apoio a Weverson Meirelles, ele demonstrou durante a campanha que está preparado para ser o próximo prefeito da cidade”, disse o candidato. O PT realizou uma reunião na noite desta quarta-feira (9) para oficializar o posicionamento.

Outra força política que definiu apoio a Weverson Meireles foi o PSDB, que havia indicado a servidora Nilza Cordeiro como vice na chapa de Audifax Barcelos (PP). Mesmo com a derrota de Audifax, o partido optou por seguir com o apoio ao PDT no segundo turno. A decisão foi confirmada após uma reunião entre os representantes do PSDB e do PDT, na quarta-feira. “Diante do cenário do segundo turno, acreditamos que o Weverson é o mais preparado para governar a cidade”, declarou Vandinho Leite, presidente do PSDB no Espírito Santo.

Enquanto o partido da vice declarou apoio ao candidato de seu principal oponente na Serra, Audifax ainda não se pronunciou sobre quem apoiará no segundo turno. Ele convocou coletiva de imprensa para quinta-feira (10), quando deverá falar qual será sua decisão.

0
0
Atualizado: 10/10/2024 10:04

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.