política

Marcos Garcia cobra prorrogação de operações de crédito rural

14 maio 2020 - 07:30

Redação Em Dia ES

Share
De acordo com o deputado, o pedido atende a reivindicação do setor agropecuário, que também sente os impactos da pandemia do novo coronavírus
O deputado estadual Marcos Garcia (PV) apresentou ao diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, o pedido para que o banco adote medidas simplificadas para conceder a prorrogação do pagamento de operações de crédito rural de custeio e de investimentos. De acordo com Marcos Garcia, o pedido atende a reivindicação do setor agropecuário, que também sente os impactos da pandemia do novo coronavírus. 

Para o deputado, o pedido está em consonância com a Resolução nº 4.801 do Banco Central do Brasil, de 9 de abril de 2020, publicada no Diário Oficial da União, no dia 13 de abril de 2020. A Resolução autoriza a prorrogação do reembolso das operações de crédito rural de custeio e de investimento entre outras medidas, sem a necessidade de laudos periciais, para produtores rurais, inclusive agricultores familiares cujas atividades tenham sido prejudicadas em decorrência das medidas de distanciamento social adotadas para minimizar os impactos da pandemia provocada pela Covid-19.

Marcos Garcia explica que a simplificação dos procedimentos para prorrogar as operações de crédito rural, tem por objetivo garantir mais agilidade no atendimento aos clientes e oferecer um alívio ao pequeno produtor para que ele possa continuar trabalhando no campo. “É uma forma de garantir o apoio aos produtores rurais que estão enfrentando problemas com a comercialização de seus produtos durante a pandemia”, afirma o deputado.

Marcos Garcia ressalta que outras instituições financeiras credenciadas para contratações de Crédito Rural no Estado já adotaram medidas no sentido de prorrogar o pagamento das parcelas referentes ao crédito oferecido ao consumidor. “Mas as informações sobre a atuação do Banestes, neste período excepcional, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, não estão claras ao consumidor. Por isso, solicitei ao diretor-presidente do Banestes que, caso o banco ainda não tenha adotado as medidas previstas na Resolução do Banco Central, que as mesmas passem a ser seguidas imediatamente, em favor dos produtores rurais capixabas”.
0
0
Atualizado: 14/05/2020 07:30

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.