política

Lula tem visita confirmada ao Norte do ES para entrega de casas e agenda com quilombolas

09 maio 2025 - 19:35

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Presidente cumpre agenda no Norte do Espírito Santo na próxima sexta-feira; entrega de 917 unidades habitacionais marca retomada de promessa iniciada em 2010
Lula tem visita confirmada ao Norte do ES para entrega de casas e agenda com quilombolas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar o Espírito Santo na próxima sexta-feira, 16 de maio, para duas agendas oficiais em municípios do Norte do Estado. Pela manhã, está prevista a cerimônia de entrega de 917 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), em Linhares.

No mesmo dia, Lula também deve participar de um evento em Sapé do Norte, área quilombola que abrange os municípios de Conceição da Barra e São Mateus, para tratar do Acordo do Rio Doce e ações voltadas às comunidades quilombolas da região.

A confirmação foi feita pela assessoria de imprensa da Presidência da República nesta sexta-feira (9), e os compromissos já constam na agenda oficial do presidente. Ainda não foram divulgados os horários das cerimônias.

Entrega do Residencial Mata do Cacau
Em Linhares, o presidente participará da entrega do Residencial Mata do Cacau, localizado no bairro Aviso. O empreendimento é composto por 917 unidades habitacionais e recebeu investimento de R$ 62 milhões. Segundo a Prefeitura de Linhares, todos os imóveis foram vistoriados pela Caixa Econômica Federal e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

As obras do residencial começaram em 2010, no final do segundo mandato de Lula, e tinham previsão de entrega para dezembro de 2013. Desde então, o projeto enfrentou paralisações e entraves, e só agora está sendo concluído.

Visita a Sapé do Norte
Também no dia 16, o presidente Lula deve seguir para Sapé do Norte, região formada por territórios quilombolas nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus. No local, ocorrerá uma cerimônia relacionada ao Acordo do Rio Doce e ao atendimento das demandas das comunidades quilombolas.

O Acordo do Rio Doce envolve medidas de reparação e compensação após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. Comunidades quilombolas do Espírito Santo estão entre as atingidas pela tragédia ambiental.

1
0
Atualizado: 09/05/2025 19:39

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.