política

Lula parabeniza Trump pela vitória nos EUA e Casagrande destaca preocupações ambientais

06 nov 2024 - 10:24

Redação Em Dia ES

Share
Posicionamento de Lula contrasta com a postura adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020, quando o democrata Joe Biden foi eleito
Lula parabeniza Trump pela vitória nos EUA e Casagrande destaca preocupações ambientais. Foto: Gage Skidmore/Wikimedia Commons

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta quarta-feira (6) o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O petista desejou “sorte e sucesso” ao governo Trump e reforçou a necessidade de “diálogo e trabalho conjunto” em prol da paz mundial.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu o presidente brasileiro.

Além de Lula, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), também comentou a vitória de Trump, destacando suas preocupações com o futuro das políticas ambientais. Em declaração, Casagrande disse que o retorno do republicano à Casa Branca poderá dificultar o combate às mudanças climáticas, especialmente diante da ausência de um compromisso claro de Trump com a mitigação dos impactos ambientais.

“A vitória de Donald Trump nos EUA, sem compromisso claro com ações de mitigação dos impactos das mudanças climáticas, exigirá uma resposta firme dos estados subnacionais americanos, que precisarão liderar a transição energética e adotar medidas de adaptação”, afirmou o governador capixaba.

O resultado das eleições nos EUA foi divulgado por volta das 7h35, horário de Brasília, quando a Associated Press confirmou que Trump havia obtido votos suficientes para garantir um novo mandato. Embora a contagem de cédulas ainda não tenha sido finalizada em alguns estados, a margem de votos conquistada pelo republicano tornou impossível que ele fosse superado pela candidata democrata Kamala Harris.

A decisão de Lula e sua equipe de esperar a confirmação dos resultados pelas projeções de grandes agências de notícias, como a Associated Press, foi reportada pelo colunista do g1, Valdo Cruz. Segundo ele, o presidente brasileiro e seus assessores optaram por adotar uma postura cautelosa, similar à de outros líderes globais.

Esta resposta de Lula contrasta com a postura adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020, quando o democrata Joe Biden foi eleito. Naquela ocasião, Bolsonaro demorou mais de um mês para reconhecer oficialmente a vitória de Biden, o que gerou repercussão entre observadores e aliados internacionais.

0
0
Atualizado: 06/11/2024 10:29

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.