política

Lula mira Índia e acordo União Europeia-Mercosul para ampliar mercado externo

27 nov 2024 - 12:33

Redação Em Dia ES

Share
Presidente destaca planos para firmar novos acordos internacionais e diversificar parcerias comerciais durante encontro com empresários do setor industrial
Lula mira Índia e acordo União Europeia-Mercosul para ampliar mercado externo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (27), durante a abertura do Encontro Nacional da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que pretende assinar o acordo entre União Europeia e Mercosul ainda este ano. Além disso, destacou planos para expandir acordos bilaterais, como o firmado recentemente com a China, citando a Índia como o próximo destino para cooperação econômica e tecnológica.

“Os franceses não apitam mais nada, quem apita é a Comissão Europeia, e a Ursula von der Leyen [presidente da Comissão Europeia] tem procuração para fazer este acordo. Pretendo assinar este acordo este ano ainda”, afirmou Lula aos empresários presentes.

O presidente destacou que pretende liderar uma missão à Índia com a participação de empresários brasileiros, buscando ampliar o comércio e o intercâmbio tecnológico com o país. Ele também relembrou os avanços recentes nas relações com a China, destacando o acordo assinado na última semana durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil. “É o maior acordo de acesso à tecnologia que este país já fez, que vai da inteligência artificial à tecnologia espacial”, disse Lula.

O presidente também mencionou o Vietnã como um mercado a ser explorado de forma mais ampla. Segundo ele, o comércio bilateral com o país asiático já movimenta cerca de US$ 6 bilhões e apresenta potencial para crescimento.

Relações com os Estados Unidos
Lula destacou que as novas parcerias não devem interferir nas relações com parceiros tradicionais, como os Estados Unidos. “Eu quero fazer tudo isso sem brigar com os Estados Unidos”, afirmou. Ele ressaltou que os interesses soberanos dos países guiarão os limites de cada acordo firmado.

Otimismo no setor industrial
A CNI aproveitou o evento para divulgar o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial de novembro, que registrou otimismo em 27 dos 29 setores analisados, o maior número desde outubro de 2022.

Lula exortou os empresários a investirem em inovação e destacou a importância de aproveitar o momento econômico favorável. “O Brasil não precisa ficar preso aos países que o colonizaram. Temos que procurar mercados novos”, declarou.

O presidente também apresentou dados econômicos que, segundo ele, refletem avanços desde janeiro de 2023. Ele citou inflação sob controle, aumento de empregos e novos investimentos como sinais de recuperação econômica. “Este é o papel do governo: criar condições para que as pessoas acreditem que as coisas vão acontecer. E as coisas acontecem”, disse Lula, pedindo fé no potencial brasileiro.

0
0
Atualizado: 27/11/2024 14:04

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.