política

Lula determina que Itamaraty cuide do traslado do corpo de brasileira que morreu em vulcão na Indonésia

26 jun 2025 - 13:33

Redação Em Dia ES

Share
Ministério das Relações Exteriores do Brasil havia dito que transporte do corpo de Juliana Marins não poderia ser custeado pelo governo
Lula afirmou que conversou com o pai da jovem, Manoel Marins. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula (PT) contradisse o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) e afirmou, na tarde desta quinta-feira (26), que determinou o traslado do corpo da jovem Juliana Marins, morta após cair em um vulcão na Indonésia, para o Brasil.

Pelas redes sociais, Lula afirmou que conversou com o pai da jovem, Manoel Marins, “para prestar solidariedade neste momento de tanta dor”.

Veja o post na íntegra:

Conversei hoje por telefone com Manoel Marins, pai de Juliana Marins, para prestar a minha solidariedade neste momento de tanta dor. Informei a ele que já determinei ao Ministério das Relações Exteriores que preste todo o apoio à família, o que inclui o translado do corpo até o…

— Lula (@LulaOficial) June 26, 2025

Interlocutores do presidente afirmaram à CNN que a lei que estabelece a assistência consular possui brechas que permitem o traslado, e que se trata de uma decisão do presidente da república.

Questionada, a Secom não explicou a viabilidade jurídica da medida e nem deu detalhes sobre o procedimento.

Na quarta-feira (25), o Itamaraty havia dito que o governo não pode custear o traslado do corpo de Juliana Marins. De acordo com o órgão, “o traslado dos restos mortais de brasileiros falecidos no exterior é decisão da família e não pode ser custeado com recursos públicos, à luz do § 1º do artigo 257 do decreto 9.199/2017”.

Veja na íntegra o artigo 257 do decreto:

“Art. 257. A assistência consular compreende:

Relembre o caso:

Juliana Marins, brasileira que caiu em vulcão na Indonésia, é encontrada morta

“Juliana sofreu negligência”, diz família de brasileira morta na Indonésia

0
0
Atualizado: 26/06/2025 19:27

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.