O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, nesta segunda-feira (24), pronunciamento em rede nacional de TV. A declaração será às 20h30min desta segunda (pelo horário de Brasília) e terá duração de dois minutos e 18 segundos, de acordo com ofício enviado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Lula vai falar dos programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular, informou o Palácio do Planalto.
A mesma fala será veiculada em rede nacional de rádio na terça-feira (24), às 6h30.
A fala acontece em um momento de queda de popularidade do presidente. A última rede nacional convocada pelo presidente foi emitida na antevéspera do Natal de 2024.
Programa Pé-de-Meia
O Pé-de-Meia promove um incentivo financeiro a estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas públicas e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A primeira parcela do benefício, de R$ 1 mil, começa a ser paga nesta terça (25). O repasse contempla concluintes do terceiro ano do ensino médio e concluintes participantes do Enem 2024.
Farmácia Popular
O Programa Farmácia Popular do Brasil – PFPB é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais, o cidadão pode obter medicamentos nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular.
A partir de 14 de fevereiro de 2025, o Programa Farmácia Popular passou a disponibilizar gratuitamente 100% dos medicamentos e insumos de seu elenco à população brasileira. O programa atende 12 indicações, contemplando medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção. Além disso, oferece fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.
Leia também:
Ministra anuncia gratuidade dos 41 medicamentos no Farmácia Popular
Pé-de-Meia será depositado na conta de alunos a partir de terça-feira