A sessão solene ocorreu na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, no dia 26 de agosto.
A Comenda Domingos Martins, mais alta honraria do Parlamento Estadual, foi outorgada no Plenário Dirceu Cardoso. O prefeito de Linhares, Nozinho Correa, recebeu a homenagem. “É um momento que marca a vida de qualquer ser humano receber uma homenagem como a que recebi através do Deputado Luiz Durão. Foi um momento muito agradável e que me deixou muito feliz”, afirmou Nozinho.
No evento, foram entregues 22 comendas e também 68 títulos de cidadania espírito-santense. O Secretário de Agricultura de Linhares, José Roberto Macedo Fontes, o Secretário de Segurança de Linhares, Washington Antonio Monteiro e o Secretário da SEJUS, Sérgio Alves Pereira, também foram homenageados pelo deputado Luiz Durão.
“É muito gratificante poder realizar homenagens tão importantes a quem tenho grande carinho e grande apreço não só pelas pessoas que são, mas pelos trabalhos desenvolvidos. Entregar a Comenda Domingos Martins ao Nozinho Correa foi um momento único para mim, porque além do importante trabalho desenvolvido por ele é também um grande amigo. A consideração que tenho por ele é de um irmão”, explicou o deputado.
O procurador-geral do Estado, Rodrigo Marques de Abreu Júdice, falou em nome dos homenageados com a comenda. “Domingos Martins está no rol dos heróis da pátria, por meio de uma lei federal sancionada em 2011, pela presidente Dilma Rousseff. Não se trata de uma comenda meramente simbólica ou protocolar. O que os deputados fizeram com todos nós é nos exigir que doemos um pouquinho de nossas vidas para uma sociedade melhor”, discursou.
O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) falou em nome dos que receberam o título de cidadão espírito-santense. “Cada um de nós, na sua vocação, luta de alguma forma por aquilo que é justo. Nós queremos levar adiante a nossa luta por justiça. Queremos agradecer sinceramente e assumir o compromisso de continuar lutando por liberdade e por justiça. E queremos reafirmar o que diz nossa bandeira: trabalha e confia. Trabalhar sem parar e confiar que essa luta vale a pena”, afirmou.
Comenda Domingos Martins
A Comenda Domingos Martins é concedida a pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços ao Estado, em qualquer área de atuação. Sua outorga acontece em cinco diferentes graus, de acordo com as qualificações pessoais do homenageado. Cada deputado pode indicar uma pessoa para receber a comenda. O nome indicado é submetido à aprovação do Plenário durante sessão ordinária.
Cidadania espírito-santense
É exclusividade da Assembleia Legislativa a concessão da homenagem a quem não nasceu no Espírito Santo, mas contribuiu para o desenvolvimento do Estado. As indicações podem ser feitas pelos deputados e pela Mesa Diretora. Cada deputado tem o direito, ao ano, de indicar até seis pessoas a serem homenageadas.
Redação Linhares Em Dia – Com informações da Web Ales.
{jathumbnail off}