O objetivo da iniciativa é reduzir os riscos de evasão escolar e contribuir com a melhoria da qualidade do aprendizado
Já está em vigor a Lei Estadual nº 11.156, de autoria do deputado Marcos Garcia, que institui a realização de uma campanha de incentivo para a doação de computadores, notebooks, tablets e celulares para alunos da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade. O objetivo da iniciativa é reduzir os riscos de evasão escolar e contribuir com a melhoria da qualidade do aprendizado durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com Marcos Garcia, a situação de muitos alunos que não possuem computadores ou celulares, o sensibilizou. “Por mais que as aulas sejam transmitidas por um canal de televisão, as atividades estão todas na plataforma digital. Se o aluno não tem um computador ou um celular com acesso à internet, ele não consegue fazer os exercícios”.
Evasão
No Espírito Santo, a estimativa é de que 30% dos alunos da rede estadual não tenham acesso às aulas à distância, e 36 mil alunos não fizeram nenhuma atividade digital. “Há um esforço dos professores e dos alunos, é importante reconhecer isso. Mas, sem acesso à ferramenta básica é praticamente impossível avançar e o risco desses alunos abandonarem os estudos é enorme. Precisamos cuidar do futuro dos nossos jovens”, pondera o parlamentar.
Marcos Garcia reforça que atos de solidariedade similares a este foram registrados em outros estados com resultados positivos. “Estamos vivendo o que especialistas estão chamando de apagão na educação brasileira. A pandemia evidenciou a situação de desigualdade social e digital das famílias. Mas, com um gesto simples, de doar aquilo que não usamos mais, nós temos como ajudar a transformar a vida de muitos jovens”, afirma o deputado.