Pesquisa Ipec realizada com entrevistas pessoais, encomendada pela TV Globo e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente no segundo turno eleitoral, com 54% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 46%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.
Em comparação ao levantamento anterior, houve estabilidade —Lula tinha 54%, e Bolsonaro os mesmos 46%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em votos totais, Lula tem 50% e Bolsonaro, 43%, no cenário estimulado —quando os eleitores recebem uma lista dos candidatos. Na semana passada, o petista também tinha os mesmos 50% e o presidente, 43%.
Na apuração das urnas na primeira rodada eleitoral, Lula terminou com 48,43% (57.259.504) dos votos e Bolsonaro teve 43,20% (51.072.345) dos votos válidos. O segundo turno eleitoral acontecerá no próximo domingo (30).
A pesquisa realizou 3.008 entrevistas face a face em 183 municípios entre os dias 22 e 24 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-06043/2022 e custou R$ 356.901,84.
Votos válidos
Lula (PT): 54%
Jair Bolsonaro (PL): 46%
Votos totais (estimulado)
Lula (PT): 50%
Jair Bolsonaro (PL): 43%
Branco/nulo: 5%
Não sabe: 2%
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem a lista de candidatos previamente, Lula tem 48% das intenções de voto e Bolsonaro, 42%. São os mesmos números apontados pelo levantamento da semana anterior. Os votos em branco e nulo oscilaram de 6% para 5%.
Lula (PT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 42%
Branco/nulo: 5%
Não sabe: 4%
Rejeição
A pesquisa também testou a rejeição dos candidatos ao Planalto. Na última semana, ambos oscilaram dentro da margem de erro: Bolsonaro foi de rejeitado por 46% para 47%; já Lula se manteve estável nos 41%.
Jair Bolsonaro (PL): 47%
Lula (PT): 41%
Sobre o instituto
O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.