política

Inelegível, Bolsonaro tem empate técnico com Lula em eventual 2º turno, aponta Quaest

03 abr 2025 - 10:30

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Pesquisa mostra que Lula lidera contra outros nomes da direita, mas enfrenta alta rejeição. Levantamento também revela temor dividido entre continuidade do petista e volta do Bolsonarismo
Inelegível, Bolsonaro tem empate técnico com Lula em eventual 2º turno. Foto: ALLISON SALES/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO

Um levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta quinta-feira (3), aponta que, em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. A pesquisa também testou outros cenários, simulando disputas entre Lula e diferentes candidatos da direita.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O estudo analisou oito cenários de eventual segundo turno para a disputa presidencial de 2026:

Lula x Jair Bolsonaro (PL):
Lula tem 44% das intenções de voto, contra 40% de Bolsonaro. Indecisos são 3%, enquanto brancos, nulos e os que dizem que não votariam somam 13%.

Lula x Michelle Bolsonaro (PL):
Lula aparece com 44%, enquanto Michelle tem 38%. Indecisos somam 3%, e 15% afirmam que votariam em branco, nulo ou não compareceriam.

Lula x Tarcísio de Freitas (Republicanos):
O presidente soma 43% das intenções de voto, enquanto o governador de São Paulo aparece com 37%. Indecisos são 4%, e votos brancos, nulos ou ausentes chegam a 16%.

Lula x Ratinho Júnior (PSD):
Lula tem 42%, enquanto o governador do Paraná aparece com 35%. Indecisos representam 4%, e brancos/nulos/não votariam chegam a 19%.

Lula x Pablo Marçal (PRTB):
O petista alcança 44%, contra 35% do empresário. Indecisos são 4%, e brancos/nulos/não compareceriam somam 17%.

Lula x Eduardo Bolsonaro (PL):
O presidente teria 45%, enquanto o deputado federal licenciado somaria 34%. Indecisos chegam a 4%, e 17% afirmam que votariam em branco, nulo ou não votariam.

Lula x Romeu Zema (Novo):
Lula tem 43%, enquanto o governador de Minas Gerais aparece com 31%. Indecisos chegam a 5%, e brancos, nulos e os que afirmam que não votariam representam 21%.

Lula x Ronaldo Caiado (União Brasil):
O petista aparece com 44%, contra 30% do governador de Goiás. Indecisos representam 4%, e votos brancos, nulos ou ausentes são 22%.

Rejeição dos candidatos
A pesquisa também mediu a rejeição dos principais nomes cotados para a disputa. Lula e Bolsonaro têm a mesma taxa de rejeição, com 55% dos entrevistados afirmando que não votariam neles. Eduardo Bolsonaro tem rejeição de 56%. Entre os menos rejeitados estão Romeu Zema (24%) e Ronaldo Caiado (26%), que também são os menos conhecidos.

Preferência por candidato da direita
Sem a possibilidade de Bolsonaro concorrer, o levantamento perguntou quem deveria ser o candidato da direita em 2026. Dentro da margem de erro, há um empate entre os três nomes mais citados:

Medo da continuidade de Lula e retorno de Bolsonaro
A pesquisa também indicou que os entrevistados se dividem quanto à continuidade de Lula ou ao retorno de Bolsonaro ao poder:

Aprovação e intenção de reeleição de Lula
O levantamento mostrou que 62% dos entrevistados são contra a candidatura de Lula à reeleição em 2026, um aumento de 10 pontos percentuais em relação a dezembro de 2023. Apenas 35% apoiam uma nova candidatura do petista, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

0
0
Atualizado: 03/04/2025 10:39

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.