política

Governo do Espírito Santo reconhece importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo

21 jun 2024 - 14:14

Redação Em Dia ES

Share
Edição de 2024 da Festa do Caboclo Bernardo começa nesta sexta-feira (21) e a programação continua durante o fim de semana
Governo do Espírito Santo reconhece importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo. Foto: Rômulo Ladaim

A tradicional Festa do Caboclo Bernardo, realizada anualmente na vila de Regência, em Linhares, foi oficialmente reconhecida como evento de relevância cultural para o Espírito Santo pelo Governo do Estado. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos).

A festa, celebrada sempre no mês de junho desde a década de 1930, homenageia o pescador Bernardo Brumatti José dos Santos, conhecido como Caboclo Bernardo. Em 1887, ele salvou tripulantes do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha do Brasil, que naufragou em uma praia do distrito.

Lucas Scaramussa comemorou a sanção da Lei 12.137/24, que presta homenagem a um personagem importante da história brasileira e valoriza as tradições de Regência. O deputado ressaltou o potencial da lei para fomentar o turismo na região.

“Temos certeza de que essa nova lei vem para engrandecer a Festa do Caboclo Bernardo, valorizando todos aqueles que se dedicam para produzir o evento e tornar Regência esse lugar especial, que encanta a todos”, afirmou Scaramussa.

Festa de 2024
A edição de 2024 da Festa do Caboclo Bernardo começa nesta sexta-feira (21) e a programação continua durante o fim de semana. O evento oferece uma imersão na história e cultura da comunidade, além de música variada, incluindo reggae, forró e MPB. Um dos destaques é o show do cantor Zé Geraldo.

No ano passado, a festa atraiu mais de 10 mil visitantes a Regência. A programação incluiu exposição de artesanatos, oficinas, atividades esportivas, apresentações de artistas locais e nacionais, além do tradicional desfile das bandas de congo.

Programação Completa:
Sexta-feira (21)
– 20h30min – Trio Clandestino
– 23h – Cidade do Reggae

Sábado (22)
– 10h – Abertura da Tenda Cultural
– 10h – Oficina de Casaca com Rodrigo Caliman (Tenda Cultural)
– 13h – Banda Maé (Tenda Cultural)
– 18h – Banda de Congo Tambor de Jacarenema da Barra do Jucu (Praça Caboclo Bernardo)
– 18h40min – Banda de Congo São Benedito de Itaparica (Santa Cruz) – Praça Caboclo Bernardo
– 19h30 – Apresentação Cultural (Praça Caboclo Bernardo)
– 20h30min – Banda Casaca (Palco)
– 23h – Zé Geraldo (Palco)

Domingo (23)
– Encontro das Bandas de Congo

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.