A cerimônia que marcou um ano dos atos extremistas do 8 de Janeiro, em Brasília, contou com a presença de 13 governadores de Estado, entre eles Renato Casagrande, governador do Espírito Santo. Ao se manifestar sobre o ataque à sede dos Três Poderes, Casagrande reforçou a importância do fortalecimento da democracia.
“É preciso estar vigilante para podermos preservar e proteger a democracia brasileira, para que a gente possa aperfeiçoar nossas instituições, fortalecendo a democracia, e com isso levar dignidade a população brasileira, estar vigilante, estar acompanhando e condenando qualquer ato autoritário é importante, porque nós não temos outro caminho a não ser fortalecer a democracia brasileira”. Destacou Casagrande.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o perdão aos envolvidos no ataque soaria como impunidade e salvo-conduto para novos atos terroristas. “Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra seu próprio povo”, afirmou Lula.