Eugênio Ricas, atual secretario estadual de Segurança Pública do Espírito Santo, vai deixar o cargo na secretaria a partir desta terça-feira (13). O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande em pronunciamento pelas redes sociais.
Ricas recebeu um convite do secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), o brasileiro recém-eleito para o cargo, Valdecy Urquiza, para atuar na organização como assessor de Urquiza, na França.
No lugar de Ricas, assume o delegado Leonardo Damasceno, atual subsecretário de inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Em pronunciamento, o secretário agradeceu ao governador pelo trabalho na Sesp e desejou sucesso à Damasceno.
“Quero agradecer o governador que cuida pessoalmente da segurança pública, é minha honra poder trabalhar com o senhor neste período em que o estado caminha para se tornar cada vez mais seguro. Desejo sucesso ao delegado Damasceno, que conhece profundante o Espírito Santo e a secretaria”, disse.
Quem é Leonardo Damasceno?
Leonardo Geraldo Baeta Damasceno, natural de Belo Horizonte/MG, é Delegado de Polícia Federal, Bacharel em Direito pela UFMG em 2000, pós-graduado em Direito Público e Processual Público em 2005 e em Ciências Penais em 2008.
Ao longo da carreira exerceu diversas chefias e encargos na Polícia Federal no Espírito Santo, sendo os mais recentes os seguintes: chefe do Núcleo de Inteligência Policial, chefe do Núcleo de Polícia Marítima, coordenador do Grupo de Repressão a Crimes Financeiros, chefe da Delegacia de Repressão a Drogas, chefe da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis, chefe da Delegacia Regional Executiva e Superintendente Regional da PF/ES interino.