política

Equipe de Nozinho divulga dados sobre transição. Cenário não é bom

26 dez 2012 - 19:31

Redação Em Dia ES

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Segundo a equipe, não houve a devida colaboração da atual administração da Prefeitura de Linhares para o processo de transição. Mais de 60% das informações solicitadas ao longo dos meses de outubro a novembro à atual administração não foram enviadas.

Com relação à Saúde, há um cenário crítico que envolve falta de medicamentos e de material de consumo. Além disso, há indícios de graves problemas na estrutura física do Hospital Geral de Linhares (HGL) e da Unidade Sanitária de Especialidades do bairro Araçá (US3).

Mesmo diante desse quadro de ausência de informações, a equipe de transição traçou um cenário para o início de governo da Administração 2013-2016, tendo por base os dados disponibilizados e simulações de queda de arrecadação produzidas pelo Governo do Estado:

1 – Já em 2012 a arrecadação da Prefeitura de Linhares ficará abaixo do estimado para o ano;

2 – Em 2013 a arrecadação pode ser ainda menor, em função das perdas de receita relacionadas às mudanças do sistema FUNDAP;

3 – Num quadro como este, a atual administração deveria ter iniciado, já por volta do mês de setembro de 2012, um esforço de contenção de despesas com custeio e despesas com pessoal. O que se observou nos meses de novembro e dezembro de 2012 foi exatamente o contrário: a atual administração publicou decretos convocando mais de 160 servidores concursados, o que contribui para aumentar ainda mais as despesas;

4 – Além disso, a atual administração certamente deixará para a próxima uma série de obras inacabadas, que comprometerão a capacidade de investimento do município, para serem concluídas (a relação de obras inacabadas foi solicitada pela equipe de transição, mas a informação não foi disponibilizada).

Diante desse cenário, a principal prioridade da administração 2013-2016, nos três primeiros meses de governo será reequilibrar as contas da prefeitura. Para isso, algumas medidas já estão previstas para o primeiro mês do ano:

a) Alocação adequada do efetivo de pessoal;

b) Implantação Programa Mais Com Menos, para redução de despesas com energia elétrica, água, telefone, etc.;

c) Revisão dos contratos com prestadores de serviços;

d) Revisão do contrato de telefonia celular;

e) Revisão dos contratos de aluguel de copiadoras, veículos, etc.;

f) Aperfeiçoamento dos sistemas de controle sobre o uso de equipamentos e materiais de consumo principalmente na área de saúde.

Redação Portal Ouro Negro

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Atualizado: 26/12/2012 19:31

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