política

Dr. Cardia afirma: “Problema na saúde de Linhares é gestão”

06 dez 2012 - 11:40

Redação Em Dia ES

Share

José Zitenfeld Cardia, além de vereador, atualmente é presidente da Câmara Municipal de Linhares. Ele, que também é médico, neste ano foi eleito novamente, com 91% de votos válidos, como diretor do Hospital Rio Doce de Linhares.


Portal Ouro Negro:
Nas Eleições 2012, vencendo com 4.022 votos, a que o senhor atribui esta expressiva votação?

Dr. Cardia: “Foi uma série de fatores e eu acredito, principalmente, no meu trabalho como médico. Pois eu já trabalho com o trabalho voluntariado junto às comunidades carentes há muitos anos. Somou-se a isso o meu trabalho na Câmara, porque neste meu terceiro mandato, foi o que tive a maior oportunidade de mostrar o meu trabalho como político. Então eu acho que somando-se o meu trabalho como médico, mais a meu trabalho como presidente da Câmara e também a equipe que trabalha comigo, que foi crucial, para este reconhecimento dos eleitores”.


PON: Frente à Câmara Municipal, os temas polêmicos sempre fizeram parte do mandato do senhor. Esta seria uma característica positiva para sua visibilidade junto a comunidade?

Dr. Cardia: “Sim! Na polêmica você tem os prós e contras, você tem os dois lados! Mas eu sempre procurei lutar por coisas em prol da comunidade. E isso foi muito bom: a minha luta pela quebra do monopólio, contra o recesso de 90 dias, criamos o portal da transparência, duas sessões semanais. Isso tudo foi muito importante para o nosso trabalho”.


PON: E como fica o relacionamento do Presidente da Câmara, junto aos outros vereadores, se posicionando diante das polêmicas e angariando esta expressiva quantidade de votos?

Dr. Cardia: “É complicado, pois eu tive um volume de votos muito grande e isso te dá um clima de “ciúmes” muito grande. Mas, eu procuro sempre dizer aos colegas que a votação que eu tive, se deve ao meu trabalho e que eles não tem condições de fazer. Que é o meu trabalho profissional de médico”.


PON:
Quais são os seus objetivos para o próximo mandato?

Dr. Cardia: “Uma prioridade é lutar para trazer a radioterapia para Linhares. Esta é minha meta! Eu vejo, com a vinda da secretária Fátima Biancardi (referindo-se a nova gestão do prefeito eleito Nozinho Correa), que é uma pessoa competente e que conhece, de perto, os problemas da saúde de Linhares, já foi gestora do Hospital Rio Doce, ela já foi secretária de saúde, então ela mais do que ninguém, conhece os problemas da saúde e sabe da importância, hoje, da radioterapia. Ela sabe da importância de não se deixar carregar mais pacientes para outros municípios, para realizarem o tratamento. Então eu tenho muita esperança desta parceria para trazer o tratamento para Linhares”.


PON:
Qual a expectativa do senhor para o próximo gestor do município de Linhares?

Dr. Cardia: “Se existe uma coisa que o Nozinho já fez e que já ganhou muitos pontos junto a população foi a vinda da Fátima Biancardi para a secretaria municipal de saúde. Agora quanto a gestão como um todo, eu vou aguardar, não vou fazer ‘oposição burra’, que é ser contra tudo. Eu vou estar lá para ajudar o município de Linhares a crescer. Tudo aquilo que for feito pelo prefeito, que for de interesse da comunidade, vai ter o meu apoio incondicional. E eu acredito que pelo desejo dele (Nozinho) de ser prefeito várias vezes, ele vai fazer um bom governo”.


PON:
Como o senhor analisa os serviços de saúde pública em nosso município?

Dr. Cardia: “O problema da saúde pública está no país todo e é um problema crônico. Mas, apesar de tudo isso, se eu tiver algum problema comigo em Vitória eu peço: me leve para Linhares. Mesmo com tudo que temos aqui de problemas, que as pessoas reclamam, sobre HGL, mas eu afirmo Linhares é a melhor opção. As pessoas que hoje reclamam do hospital é porque não conhecem um Dório Silva (referindo-se ao hospital de Vitória). O problema maior da saúde de Linhares é o problema de gestão”.


PON:
O senhor esteve à frente das negociações com o Governo do Estado para manter a verba do Hospital Rio Doce, para atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Há alguma falha do município em receber a verba ou é um problema do Estado para a cidade?

Dr. Cardia: “É um problema de “lá para cá” (referindo ao Governo do Estado). Tivemos, sempre que brigar muito, para termos as verbas. E a nossa luta valeu, porque o Governo do Estado entendeu, por exemplo e mandou o dinheiro atrasado e aumentou a diária da UTIM; a cardiologia estava fechando, brigamos e conseguimos o dinheiro; a UTI nós iriamos fechar, brigamos e já aumentaram a diária. Então tudo agora, tem que ser uma briga. Não precisávamos ter isso. Mas é assim que acontece.

Agora aqui em Linhares é um problema de gestão. Eu acho que o problema de saúde em Linhares é a gestão. Se tem uma secretaria, que eu pudesse apostar, é de Fátima Biancardi”.


PON: Com um número de votos tão expressivo, senhor tem pretensões a se lançar a outras candidaturas?

Dr. Cardia: “Não. No momento eu tenho pretensões a outras políticas. Minha pretensão é somente com a vinda do tratamento de radioterapia em Linhares”.


PON: E para a presidência da Câmara, o senhor pretende lançar seu nome ao cargo?

Dr. Cardia: “A presidência da Câmara é muito complexo. Eu acho que todo vereador deveria ser presidente. Acho que dois anos de presidência é muito. Acho que deveria ser de 6 meses e todo vereador passar pelo cargo. É muito complexo, você como presidente passa o tempo todo apagando ‘fogueirinhas’ e acaba não tendo tempo para outras prioridades.

Agora que eu tive esta expressiva votação eu não sou candidato a presidente. Eu quero sim, continuar o meu trabalho como vereador, vou trabalhar muito mais do que antes, porque me afastando da presidência eu tenho mais tempo para me dedicar ao meu trabalho de vereador. Esses 4.022 votos foram um estímulo a mais para que eu trabalhe”.

Redação Portal Ouro Negro
Por Mônica Moreira

0
0
Atualizado: 06/12/2012 11:40

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.