Na quinta, Dilma se reúne com presidentes da China, Japão e Coréia.
A presidente Dilma Rousseff chegou na tarde desta terça-feira (3) em São Petersburgo, na Rússia, onde participa da 8ª Cúpula do G20, grupo de países que reúne as maiores economias mundiais. Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, o assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, e o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, integram a comitiva de Dilma.
Na quarta-feira (4), a presidente tem agenda privada. Para a quinta-feira, estão previstas reuniões com os presidente da China, Xí Jinping, do Japão, Shinzo Abe, e Park Hein-hye, da Coréia, com os chefes de governo do Brics, grupo econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de um jantar oferecido pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.
A reunião de cúpula do G20 é o principal foro internacional de discussão de matérias financeiras globais, que reúne países como África do Sul; Alemanha; Arábia Saudita; Argentina; Austrália; Brasil; Canadá; China; Coreia do Sul; Estados Unidos; França; Índia; Indonésia; Itália; Japão; México; Reino Unido; Rússia; Turquia; e União Europeia.
Criado em 1999, em um período marcado por crises de balanço de pagamento que afetaram países do mundo inteiro, o grupo começou com reuniões de ministros de finanças (no caso brasileiro, da Fazenda) por nove anos. Desde 2008, com a necessidade de uma maior cooperação internacional para que se desse uma resposta à crise iniciada naquele ano, chefes de estado e governo passaram a participar das reuniões do grupo. A partir de então, já foram realizadas sete cúpulas: Washington (2008), Londres e Piitsbug (2009), Toronto e Seul (2010), Canne (2011) e Los Cabos (2012).
Fonte: G1.globo.com