O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Durão (PDT), solicitou ao governo do Estado a criação do Procedimento de Notificação Compulsória da Violência contra a Mulher. A solicitação foi feita por meio de Indicação Parlamentar, protocolada nesta segunda-feira (07).
Se a Indicação for acatada pelo governador Renato Casagrande, médicos e enfermeiros serão obrigados a denunciar todos os casos que chegarem aos postos de saúde ou hospitais, confirmados ou suspeitos, de violência doméstica ou sexual contra a mulher.
O procedimento de Notificação Compulsória terá caráter sigiloso para não comprometer a segurança dos profissionais de saúde.
“O Espírito Santo ocupa o 4° lugar no ranking nacional de violência contra a mulher, situação que não deixa nenhum capixaba orgulhoso. Muitas mortes poderiam ser evitadas se os casos de violência fossem denunciados logo no início”, disse o deputado.
Uma outra Indicação, de caráter semelhante, foi protocolada por Durão no mesmo dia. Esta determinando que os profissionais de saúde denunciem, também, os casos de violência contra crianças e adolescentes.
Redação Linhares Em Dia